Volkswagen Truck & Bus é a nova razão social da Volkswagen Caminhões e Ônibus

20/05/2022

Volkswagen Truck & Bus Indústria e Comércio de Veículos Ltda. é a nova razão social da Volkswagen Caminhões e Ônibus no Brasil. No México, a empresa passa a se chamar Volkswagen Truck & Bus México S.A. de C.V. O anúncio oficial das mudanças foi feito nesta semana pelo presidente e CEO Roberto Cortes durante o Capital Markets Day (Dia do Mercado de Capitais) do GRUPO TRATON em Södertälje, na Suécia. As novidades coincidem com o anúncio da ampliação da presença da empresa em mais mercados, focando as regiões ocidental e norte da África, além de avaliar oportunidades no Oriente Médio.
 
Comercialmente, a empresa continuará usando a marca Volkswagen Caminhões e Ônibus no Brasil e nos demais países de língua portuguesa. No México, também seguirá conforme o idioma espanhol: Volkswagen Camiones y Buses. Para eventos corporativos internacionais, além de alguns mercados de exportação, o nome adotado pela montadora será Volkswagen Truck & Bus.
 
“O anúncio dessas mudanças ocorre justamente quando buscamos ampliar nossa presença global como fornecedores de veículos comerciais e serviços. Em parceria com importadores, queremos aumentar nossas vendas nos mais de 30 países onde já atuamos, entrar em novos mercados como Togo, Benim, Burkina Faso, Sudão e Sudão do Sul, na África, e buscar oportunidades no Oriente Médio, como por exemplo na Jordânia. Além de ampliar o sucesso obtido em mercados como o filipino, na Ásia”, disse Roberto Cortes.
 
O Capital Markets Day, que reuniu investidores e analistas em formato híbrido (presencial e on-line), teve a presença de todo o Board do Grupo, do qual o executivo brasileiro também é parte. “A Volkswagen Caminhões e Ônibus tem todas as condições necessárias para continuar crescendo. Seguiremos investindo de forma crescente, trabalhando em eficiência e sinergias de grupo para melhorar ainda mais a rentabilidade”, completou o executivo.

História de sucesso
 
Criada há 41 anos, a montadora iniciou suas operações no Brasil, com a oferta de apenas dois caminhões médios: os VW 11.130 e 13.130. Hoje, mantém fábricas no Brasil e no México, uma rede com cerca de 350 pontos de venda em três continentes, e mais de 50 diferentes modelos de caminhões e ônibus, que ainda podem configurados sob medida. Somados, os times da Volkswagen Caminhões e Ônibus e das oito empresas que compõem o inédito sistema produtivo chamado de Consórcio Modular chegam a 5 mil colaboradores.
 
A empresa é a atual líder brasileira em vendas de caminhões (título também conquistado de 2008 a 2015), segundo a Associação Nacional de Veículos Automotores – ANFAVEA. Também detém a vice-liderança histórica no mercado nacional de chassis de ônibus, e realiza embarques de produtos completos ou em kits para seus importadores na América Latina, África, Oriente Médio e Ásia.
 
Video: https://vimeo.com/711303616

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Madesa investe mais de R$ 4 milhões em Centro de Distribuição para impulsionar logística e expansão global
Henkel expande frota verde e coloca em operação três carretas movidas a biometano com capacidade de 75 toneladas
Usiminas inicia projeto de R$ 1,7 bilhão em Ipatinga para ampliar produção própria de coque e competitividade logística
Summit Futuro da Mobilidade: IA, eletrificação e conectividade redefinem a logística e os transportes no Brasil
Diesel acumula alta de 20,4% e força reajuste no piso do frete; SETCESP alerta para impactos na cadeia logística
SHEIN expande centro logístico em Guarulhos e abre 850 vagas de emprego

As mais lidas

01

Americanas conclui venda de mais uma unidade do Natural da Terra para o Oba Hortifruti

02

Volkswagen do Brasil abre inscrições para o Programa de Estágio 2027 com mais de 30 vagas

03

Kothe expande operação em São Paulo com novo complexo logístico de 64 mil m² em Cajamar