SP envia apoio aos Municípios em meio à crise

26/03/2020

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo enviou um comunicado a todas as 645 prefeituras do Estado para que não haja interrupção, ainda que temporária, em qualquer atividade relacionada ao abastecimento de alimentos para a população, como: a atividade produtiva agropecuária, o beneficiamento e processamento, o escoamento e a distribuição e comercialização dos produtos.

Por meio do documento, a pasta manifesta total apoio aos entes municipais na adoção de medidas que visam assegurar a manutenção dessas atividades, reconhecendo-as como essenciais para manter o sustento e a saúde da população, sempre com as precauções necessárias para prevenir a contaminação e proliferação do Novo Coronavírus.

O secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Gustavo Junqueira, afirma que os entes municipais tem seu total apoio na adoção de medidas que visem assegurar a manutenção das atividades relacionadas ao abastecimento de alimentos e insumos em todo Estado. “Uma eventual paralisação ou redução da atividade agropecuária, industrial e do comércio de alimentos, causará impactos em toda a complexa e integrada cadeia produtiva e que isto poderá impactar diretamente o fornecimento de alimentos para toda a população brasileira”, afirmou o Secretário.

Dentre as medidas apoiadas pela Secretaria no comunicado, sem prejuízo de muitas outras eventualmente necessárias, estão a garantia do fluxo irrestrito de pessoal, principalmente via transporte por fretamento, para equipes de fábricas e repositores das redes de supermercados; a garantia do fluxo de abastecimento de insumos para as unidades de produção, fábricas e armazéns; a garantia do fluxo de embalagens e ingredientes necessários para a produção e entrega dos alimentos; a garantia do fluxo de veículos com produtos acabados, como veículos com câmeras frigorificas e contêineres, a manutenção das operações portuárias e aeroportuárias para movimentações de entrada de insumos e exportação de produtos refrigerados, assegurar a atracação de navios e pouso dos aviões, além de manter a operação dos armazéns alfandegados.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Scania anuncia cobertura estendida de trem de força por até cinco anos na Fenatran e detalha investimentos na rede
Abralog alerta para impactos logísticos e econômicos com a aprovação do fim da escala 6×1 no Senado
Garagem010 estreia na Fenatran 2026 com ecossistema digital voltado ao mercado de pesados
Exportações em alta e gargalos operacionais aceleram transição para o Comex 3.0 no Brasil
Motz anuncia Marcos Garcia como novo Diretor de Produto e Inovação
Correios passam a aceitar descarte gratuito de lixo eletrônico em mais de 6 mil agências

As mais lidas

01

CENTRONAVE alerta para riscos no transporte marítimo em Manaus e defende adoção da sobretaxa de seca

02

Garagem010 estreia na Fenatran 2026 com ecossistema digital voltado ao mercado de pesados

03

Abralog alerta para impactos logísticos e econômicos com a aprovação do fim da escala 6×1 no Senado