Projeto de Lei que cria figura do Operador Logístico ganha força na rede

22/07/2021

ABOL

A Associação Brasileira dos Operadores Logísticos – ABOL acaba de dar mais um passo na busca pela regulamentação da atividade dos Operadores Logísticos (OLs) por meio do Projeto de Lei 3757/2020, atualmente em tramitação na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados: o lançamento de uma landing page (página de conversão), integrada ao site da Associação, voltada especificamente para tratar o tema.

O objetivo é deixar a função dos OLs ainda mais transparente e evidente, informando, esclarecendo e conscientizando órgãos competentes, gestores públicos e a sociedade civil sobre a essencialidade dessas empresas na rotina dos brasileiros e para o desenvolvimento do País.

A iniciativa está alinhada a um dos principais pilares de atuação da nova gestão da ABOL, de ampliar a comunicação interna e externa, mostrando a relevância do segmento dentro do cenário logístico nacional.

Com a criação e as atualizações previstas para serem recorrentes na página, a Associação quer chamar atenção, também, para a relevância do OL à população, reforçando sua atuação para que a cadeia de abastecimento seja garantida.

“Ainda que os operadores logísticos exerçam um papel fundamental desde que a atividade passou a se consolidar, há cerca de 30 anos, a crise provocada pelo coronavírus tornou ainda mais substancial a existência desses operadores, um dos principais responsáveis por possibilitar o isolamento social, abastecendo casas, empresas e indústrias. Contudo, muitos ainda desconhecem que esse trabalho seja feito por um grupo específico, ou seja, por empresas especializadas em ofertar os serviços de transporte, armazenamento e gestão de estoque, dentre muitos outros que possibilitam uma integração logística”, diz a diretora-executiva da ABOL, Marcella Cunha.

A entidade não tem medido esforços para que o PL seja aprovado. A página criada integra um conjunto de ações que vêm sendo realizadas com o objetivo único de quebrar barreiras, acabar com preconceitos ou qualquer tipo de desconhecimento sobre a atividade.

O conteúdo trazido expõe o porquê da criação de um marco regulatório para os operadores, esclarecendo que o PL não será responsável por gerar vantagens individuais, mas, sim, irá fortalecer os investimentos no setor, contribuindo para o crescimento de toda a economia.

“O PL vai atualizar a centenária lei de armazenagem, datada de 1903, trazer segurança jurídica, diminuir a burocracia, criar um ambiente mais atrativo aos negócios e reduzir o custo logístico,”, lembra Marcella.

A missão da ABOL, ainda segundo a diretora-executiva, é permitir, por meio da página dedicada a explicar o Projeto de Lei 3757/2020, que o interessado no tema – seja ele autoridade política, jornalista, profissional da logística ou cidadão comum – possa, de forma simples e acessível, entender não só o que são e o que fazem os OLs e a importância de serem formalmente reconhecidos no país, mas também se atualizar sobre o andamento das discussões ligadas à proposição legislativa e ao setor em geral no âmbito do parlamento.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
ILOS 2025
Logistique Logweb
Veja também em Conteúdo
Grupo SADA adquire GreenCar e entrega 46 veículos adaptados para o SAMU, reforçando frota adaptada
Grupo SADA adquire GreenCar e entrega 46 veículos adaptados para o SAMU
Fórum ILOS 2025 reúne líderes em logística com desconto para leitores da Logweb
Fórum ILOS 2025 reúne líderes em logística com desconto para leitores da Logweb
Vibra lança Diesel Inverno para enfrentar temperaturas de até -10°C no Sul do Brasil
Vibra lança Diesel Inverno para enfrentar temperaturas de até -10°C no Sul do Brasil
LOG CP amplia condomínio logístico em Fortaleza e alcança 188 mil m² de ABL no Ceará
LOG CP amplia condomínio logístico em Fortaleza e alcança 188 mil m² de ABL no Ceará
Motiva integra TNFD e reforça agenda de biodiversidade e sustentabilidade
Motiva integra TNFD e reforça agenda de biodiversidade e sustentabilidade
Portos brasileiros fortalecem comércio exterior com união entre Estado e empresas
Portos brasileiros fortalecem comércio exterior com união entre Estado e empresas

As mais lidas

01

Faleceu Roberto Schioppa

02

Com cartas de intenção de compra para mais de 100 unidades, Moya eVTOL realiza seu primeiro voo com sucesso

03

Vipal Borrachas concorre ao Recircle Awards 2023 em quatro categorias