Hidrovias do Brasil e Unicamp impulsionam formação profissional para estudantes no setor de logística

02/10/2024

A Hidrovias do Brasil, empresa de soluções logísticas integradas, está investindo na formação de futuros profissionais do setor de logística. Em parceria com o curso de Engenharia de Transportes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), será realizado, entre os meses de setembro e novembro, o Hackathon Criando Soluções Inovadoras. A iniciativa busca aplicar, na prática, conhecimentos acadêmicos e desenvolver habilidades profissionais, proporcionando aos participantes a oportunidade de enfrentar e resolver desafios reais nas áreas de logística e operação hidroviária, tecnologia e sustentabilidade.

Estão inscritos quase 50 graduandos, organizados em 12 grupos de trabalho. Cada equipe deverá escolher dois desafios, um de nível iniciante e outro avançado, para apresentar propostas de resolução. As ideias desenvolvidas serão avaliadas por uma comissão de especialistas da Hidrovias do Brasil, em conjunto com a coordenação do curso de Engenharia de Transportes e outros professores da Unicamp. Serão avaliados os seguintes critérios: Inovação, viabilidade técnica, impacto e apresentação.

Durante o desenvolvimento dos trabalhos, os alunos terão acesso a workshops, encontros e palestras semanais organizados pela Hidrovias do Brasil. Profissionais da companhia estarão disponíveis, presencial ou virtualmente, para discutir questões técnicas, compartilhar insights do setor e orientar os estudantes na resolução dos desafios.

“Acreditamos que a educação é chave para a inovação e o progresso sustentável no setor de logística e transportes. Investir na formação de novos profissionais é contribuir para a construção de um futuro melhor. Estamos entusiasmados em auxiliar os participantes, pois entendemos que o talento e a visão dos jovens são essenciais para a empresa”, destaca Mariana Yoshioka, diretora de Engenharia e Inovação da Hidrovias do Brasil.

Todas as equipes que concluírem os desafios receberão certificados de participação. As três equipes finalistas serão contempladas com mentoria de carreira, três vagas de estágio remunerado de verão (15/01/2025 a 15/02/2025) na Hidrovias do Brasil, apoio financeiro, além de uma visita técnica guiada na operação da empresa no Porto de Santos. A divisão dessas premiações será realizada entre as equipes, de acordo com os critérios publicados no edital.

A apresentação das soluções tem início em 25/11/2024, e os vencedores serão anunciados a partir do dia 02/12/2024. O Hackathon, oferecido pela Hidrovias do Brasil e o curso de Engenharia de Transportes da Unicamp, tem como objetivo contribuir para a transformação do setor de transportes e logística hidroviária. Para mais informações, acesse: https://bit.ly/3zcBsi6.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
IFOY AWARD 2026 premia soluções de automação, robótica e inteligência artificial aplicadas à intralogística
IFOY AWARD 2026 premia soluções de automação, robótica e inteligência artificial aplicadas à intralogística
CMA CGM Air Cargo inicia operação no Brasil com rota entre Hong Kong, França e Campinas, SP
CMA CGM Air Cargo inicia operação no Brasil com rota entre Hong Kong, França e Campinas, SP
Brado Logística avança na descarbonização do transporte rodoviário com uso de GNL no Maranhão
Brado Logística avança na descarbonização do TR com uso de GNL no Maranhão
Viracopos vence pela segunda vez o Prêmio de Aeroporto de Carga do Ano no ACW Awards
Viracopos vence pela segunda vez o Prêmio de Aeroporto de Carga do Ano no ACW Awards
Supply Chain no Brasil em 2026 foca redução de custos e eficiência, mostra pesquisa do Procurement Club
Supply Chain no Brasil em 2026 foca redução de custos e eficiência, mostra pesquisa do Procurement Club
Portocel desembarca 4.300 veículos da GWM e já chega a 50 mil carros movimentados em 2026
Portocel desembarca 4.300 veículos da GWM e já chega a 50 mil carros movimentados em 2026

As mais lidas

Nada encontrado