FIPS inicia a gestão da ferrovia interna do Porto de Santos

05/10/2023

A FIPS – Ferrovia Interna do Porto de Santos é a nova cessionária responsável pela gestão da operação, manutenção e expansão da infraestrutura ferroviária que atende o Porto de Santos. A gestão se iniciou em 1º de outubro último, e o contrato foi assinado com o Ministério da Infraestrutura (que hoje é o Ministério dos Transportes) em 2022.

A FIPS é uma parceria de empresas referências do modal ferroviário no país: Rumo, MRS e VLI, e chega para substituir a Portofer, empresa que administrava as vias do porto.

O objetivo da FIPS é aumentar a eficiência da operação ferroviária no porto paulista, oferecendo também mais segurança e benefícios para a comunidade portuária, movimentando a economia, gerando negócios e empregos. A FIPS irá investir cerca R$ 1 bilhão nos primeiros cinco anos de gestão, contados a partir da aprovação dos projetos executivos pela Autoridade Portuária de Santos (APS).

“Acreditamos que o comprometimento das pessoas e das empresas ferroviárias reunidas nesta parceria garantirá os melhores resultados operacionais, as melhores práticas, a maior eficiência nos resultados, desenvolvimentos de nossas equipes, negócios e sustentabilidade socioambiental”, fala João Almeida, o CEO da FIPS.

A FIPS foi criada em 16 de dezembro de 2022 por meio de um contrato associativo de cessão assinado entre o então Ministério da Infraestrutura e as empresas ferroviárias. O pool de empresas fica responsável pela gestão, operação, manutenção e expansão do empreendimento pelo prazo de 35 anos (com renovação por igual período). Como o contrato é associativo, a cada dois anos será aberta uma nova oportunidade para que novas empresas operadoras de ferrovia interessadas possam participar da FIPS.

Investimentos previstos

A expansão da ferrovia interna do Porto de Santos é imprescindível para dar vazão à movimentação futura de carga no complexo portuário de Santos. O complexo portuário de Santos já está com 94% de sua capacidade máxima, sendo necessária a expansão do empreendimento para dar vazão, com eficiência, à movimentação futura de carga: a projeção é que o volume transportado dobre no prazo de 5 a 10 anos.

Hoje, a capacidade ferroviária do Porto de Santos é de 51 milhões de toneladas por ano. É preciso que ela chegue a 115 milhões de toneladas/ano para escoar o volume das ferrovias operadas por Rumo, MRS e VLI.

A FIPS deve investir, no mínimo, R$ 891 milhões nos primeiros cinco anos para ampliar a capacidade de ferroviária local. Entre as futuras obras previstas destacam-se: o pátio ferroviário entre o Canal 4 e a Ponta da Praia, dotado de 3 vias férreas para atendimento aos terminais de celulose; viadutos para a eliminação de passagens em nível; passarelas de pedestres; e uma pera ferroviária.

FIPS e a relação Porto e Cidade

O Porto de Santos recebe cargas de seis ferrovias: Malhas Paulista, Norte, Oeste e Central (administradas pela Rumo); do Corredor Centro-Sudeste, da VLI; e da Santos-Jundiaí, gerida pela MRS. Hoje, o modal ferroviário responde por aproximadamente 30% do transporte das cargas movimentadas em Santos.

Devido a sua importância estratégica, uma das diretrizes do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Santos é a ampliação do modal ferroviário, por meio da eliminação de conflitos rodoferroviários; expansão da malha interna com a construção de novas peras ferroviárias, pátios de manobra e linhas adicionais na região da Ponta da Praia; além de diversas intervenções para ampliar a capacidade de recebimento de cargas. Nessa relação Porto e Cidade, a FIPS herda da Portofer uma série de intervenções já feitas e outras previstas que buscam harmonizar o convívio entre a ferrovia e a comunidade e sempre valorizando a sustentabilidade. A FIPS seguirá valorizando e empreendendo as melhores soluções para a comunidade na relação Porto e Cidade. E isso se dará tanto em obras ligadas à operação, como também em projetos que tenham interesse social (como foi a reforma da Rodoviária da cidade em 2020).

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Jadlog inaugura hub logístico de última geração em São Paulo e dobra capacidade operacional
Jadlog inaugura hub logístico de última geração em São Paulo e dobra capacidade operacional
Azul Logística amplia operação multimodal e prevê expansão da frota cargueira até 2027
Azul Logística amplia operação multimodal e prevê expansão da frota cargueira até 2027
Seal Summit 2026 debate inteligência artificial, automação logística e eficiência operacional em São Paulo
Seal Summit 2026 debate inteligência artificial, automação logística e eficiência operacional em São Paulo
PX patrocina Master Driver Brasil, reality show para eleger o melhor caminhoneiro do país
PX patrocina Master Driver Brasil, reality show para eleger o melhor caminhoneiro do país
Laticínios Tirol inaugura Centro de Distribuição em Maringá para ampliar operação logística no Paraná
Laticínios Tirol inaugura Centro de Distribuição em Maringá para ampliar operação logística no Paraná
Zona Franca de Manaus amplia importações e mantém crescimento mesmo com tensões globais
Zona Franca de Manaus amplia importações e mantém crescimento mesmo com tensões globais

As mais lidas

01

IA em Supply Chain ainda enfrenta barreiras em 47% das empresas no Brasil, aponta pesquisa do Procurement Club
IA em Supply Chain ainda enfrenta barreiras em 47% das empresas no Brasil, aponta pesquisa do Procurement Club

02

Imediato Nexway anuncia nova governança e nomeia CEO e Chairman para reforçar estratégia
Imediato Nexway anuncia nova governança e nomeia CEO e Chairman para reforçar estratégia

03

Ship From Store Nacional da Eu Entrego mira 4 milhões de pedidos e entregas em até 2 dias
Ship From Store Nacional da Eu Entrego mira 4 milhões de pedidos e entregas em até 2 dias