E-commerces ganham solução que automatiza processos de expedição

28/03/2023

Novo Módulo MIE ajuda no e-commerce

Para sair na frente da concorrência é preciso inovar. E no universo dos e-commerces, não importa o tamanho do negócio: o cliente deseja receber o item adquirido com urgência. Não há tempo para esperar.

A questão é que o caminho entre o pagamento do produto e o seu recebimento há uma longa jornada: aproximadamente 80% do tempo de dois até 10 funcionários é gasto para organizar os processos de expedição. São 200 horas mensais apenas para faturar e gerar as etiquetas de envio. E se os todos os e-commerces pequenos ou grandes fossem capazes de aumentar sua produtividade e reduzir os custos desnecessários envolvidos na expedição?

A solução está na utilização de estratégias diferenciadas apoiadas pela tecnologia. O Módulo Inteligente de Expedição, denominado MIE, é um módulo que faz parte do SoftUp ERP — sistema de gestão para e-commerces, marketplaces e lojas físicas.

Como funciona

Com a utilização do MIE, é possível automatizar o faturamento de pedidos, simplificando processos que levam a uma jornada mais eficiente. Essencial para e-commerces de diferentes segmentos como calçados, bebidas e vestuário, os pedidos realizados tanto no próprio e-commerce da marca como em marketplaces são disponibilizados automaticamente no ERP.

Com todas as informações necessárias, o MIE inicia automaticamente o processo de sincronismo de pedidos, faturamento, emitindo a NFe e depois buscando via API as etiquetas de envio/transporte. Ao organizar os envios automaticamente, acontece a geração do relatório de separação de produtos (picking e packing), geração de guias de separação ordenadas por produtos e até a impressão automática das Danfes e etiquetas, agilizando o processo de separação. Ainda contamos com o módulo de checkout para validação de todos produtos que estão sendo embalados e enviados.

“O módulo é capaz de controlar múltiplos CNPJs e dispensa o gerenciamento de um operador. O MIE mitiga erros e trabalha 24 horas por dia, todos os dias do mês”, explica Robinson Idalgo, diretor Comercial da SoftUp.

Mercado de e-commerces

O ano de 2022 foi próspero para as pequenas e médias empresas que acreditaram no e-commerce. Foram vendidos 46,5 milhões de produtos, número 4,5% maior ao registrado em 2021. O faturamento foi de R$ 2,3 bilhões, 17% superior ao ano anterior. E há muito espaço para crescer.

O MIE reduz o gargalo das micros e pequenas empresas que têm dificuldades de lidar com os pedidos recebidos. Como benefícios da adoção, é possível citar o crescimento da produtividade e da agilidade nos processos de expedição, como também a redução de custos da área.

Atualmente são mais de 60 plataformas integradas, entre lojas virtuais, marketplaces, hubs e sistemas de logística. E a previsão é aumentar o número até o final de 2023.

“Nossa ferramenta acaba com o receio de fazer parte de mais marketplaces e não dar conta da demanda. Todos os pedidos recebidos são processados e faturados automaticamente, liberando os colaboradores para realizarem trabalhos que aumentem o portfólio de produtos e levem a empresa ao crescimento”, finaliza o diretor Comercial da SoftUp.

MIE na prática

O Módulo Inteligente de Expedição já é utilizado pelos mais diversos tipos de e-commerces. Conheça, abaixo, alguns casos de sucesso:
 

Space Tennis

Space Tennis, e-commerce de calçados, enfrentava dificuldades para organizar seus processos de expedição. Antes da implantação do MIE, o acúmulo de papel era grande.

Com a ferramenta, a conferência dos pedidos, checkout dos produtos, emissão da NF-e e etiqueta de envio foram simplificados. Os resultados principais foram aumento de produtividade e redução de custos.
 

Cervejaria Invicta

A partir da adoção do MIE, a Cervejaria Invicta — que produz cervejas artesanais e tem como objetivo democratizar a cerveja brasileira — escalou sua produtividade com a mitigação dos custos.

Houve uma melhora na condução de processos como relatório de picking de produtos, conferência dos pedidos, checkout de produtos, emissão de NF-e e etiqueta de envio.
 

TSete

TSete Custom, e-commerce de vestuário, obteve excelentes resultados com a automatização do processo de faturamento e expedição na empresa. O MIE foi fundamental para trazer inteligência na impressão da guia de separação, conferência do pedido, emissão da NF-e e etiqueta de envio.

Compartilhe:
savoy
Veja também em Conteúdo
Ypê é reconhecida por revolucionar a logística com seu CD 4.0
22º Prêmio NTC Fornecedores do Transporte celebra os principais destaques do segmento
Artigo de colunista do Portal Logweb fala sobre Peak season e logística – mais longa e com mais cuidados
Librelato amplia presença nacional da Libreparts com nova unidade em Sapucaia do Sul/RS
CCR AutoBAn reforça campanha de conscientização sobre o descarte irregular de lixo nas rodovias
HC Hornburg cria Centro de Treinamento

As mais lidas

Nada encontrado