Digitalização na logística: Realidade e tendências

26/02/2024

A primeira edição de 2024 da revista Logweb contém três grandes matérias atualíssimas, que vão ao encontro das necessidades dos nossos leitores no sentido de se preparem para um novo ano, que promete: eleições municipais, em Brasília, votação de pautas que atendem às reivindicações do mercado e, no cenário mundial, a pandemia, conflitos militares que se sucedem e outros que “se armam”, problemas de navegação no Canal do Panamá e ataques a navios no Mar Vermelho. Vamos nos preparar.

Na matéria sobre digitalização, da qual participam empresas dos mais diversos segmentos, são respondidas questões como as principais tendências tecnológicas que estão moldando o mercado de logística, como a Inteligência Artificial e a automação estão sendo utilizadas para otimizar processos logísticos, reduzir custos e aumentar a eficiência e as principais tendências tecnológicas que devem moldar o futuro da logística nos próximos anos, e como as empresas estão se preparando para essas mudanças. Também são citados casos de sucesso na implementação de tecnologias digitais na logística.

Já em outra matéria, tratamos dos condomínios logísticos, com foco nas tendências emergentes que podem impactar positivamente o setor ao longo de 2024, como a tecnologia está sendo incorporada nos novos projetos de condomínios logísticos e de que forma isso pode influenciar as operações, os desafios que os empreendimentos de condomínios logísticos podem enfrentar em 2024 e como o setor está se preparando para superá-los, as regiões que estão se destacando como destinos promissores para o desenvolvimento de novos condomínios logísticos e como as preocupações ambientais e sustentáveis estão sendo abordadas no setor de condomínios logísticos, e quais são as expectativas para práticas mais ecológicas em 2024.

A terceira grande matéria da edição envolve o treinamento e a capacitação de mão de obra em todos os níveis da empresa, com destaque para o treinamento voltado para os níveis de gerência e dos outros colaboradores. Também é avaliado como deve ser o treinamento e a capacitação da mão de obra voltados para a preparação para o mundo novo que avança, posto que novos valores e responsabilidades estão sendo colocadas nas mãos das empresas (responsabilidade social, ESG, etc.) e de seus executivos.

Como sempre, outras matérias pontuais integram esta edição da revista, colocando os leitores a par do que mais significativo acontece no nosso segmento.

Os editores

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
ILOS 2025
Logistique Logweb
Veja também em Conteúdo
GWM Brasil reforça presença em Santa Catarina e avalia novos investimentos em infraestrutura logística
GWM Brasil reforça presença em Santa Catarina e avalia novos investimentos em infraestrutura logística
VLI investe R$ 600 milhões e assume como ATF C na EFVM para transporte de carga geral
VLI investe R$ 600 milhões e assume como ATF‑C na EFVM para transporte de carga geral
Recife consolida hub logístico Nordeste ao movimentar 6 000 t no semestre via Azul Cargo Express
Recife consolida hub logístico Nordeste ao movimentar 6.000 t no semestre via Azul Cargo Express
O mercado frigorificado no Brasil: crescimento sustentável, M&A e regulamenta-ções sanitárias
O mercado frigorificado no Brasil é abordado por colunista do Portal Logweb, destacando crescimento sustentável, M&A e as regulamentações sanitárias
Bem Brasil otimiza armazenagem frigorificada de 500 000 t/ano com Mecalux e Easy WMS
Bem Brasil otimiza armazenagem frigorificada de 500 000 t/ano com Mecalux e Easy WMS
Total Express reduz prazo de entrega de 14 para 3 dias entre Guarulhos e Manaus com hub de logística e-commerce Amazônia
Total Express reduz prazo de entrega de 14 para 3 dias entre Guarulhos e Manaus com hub de logística e-commerce Amazônia

As mais lidas

01

Faleceu Roberto Schioppa

02

Com cartas de intenção de compra para mais de 100 unidades, Moya eVTOL realiza seu primeiro voo com sucesso

03

Vipal Borrachas concorre ao Recircle Awards 2023 em quatro categorias