Porto de Imbituba fecha melhor maio de sua história

16/06/2023

Com 700 mil toneladas movimentadas, o último mês entra para a história do Porto de Imbituba como o melhor mês de maio já realizado no Complexo Portuário. O recorde mensal foi acompanhado de crescimento de 16,2% em relação ao resultado operacional do mesmo período do ano passado. A marca anterior é de maio de 2021, quando foram transportadas aproximadamente 682 mil toneladas.

Ao todo, foram atendidos 23 navios em maio, predominantemente de produtos de exportação, fluxo que cresceu 30,3% em relação a maio/2022. O envio de cargas ao exterior representou 48,5% da tonelagem total transportada no último mês, enquanto a importação ficou com 39,2% e a cabotagem com a fatia de 12,3%. As principais cargas operadas no período foram o coque de petróleo, farelos (soja e milho), contêineres, sal e milho.

“Acreditar em Santa Catarina é isso, é estar presente e destacar as coisas boas que nosso estado produz. Aí pode ver, é recorde em cima de recorde. O catarinense tem uma capacidade de superação no trabalho que é única no país”, disse o governador Jorginho Mello.

No acumulado do ano, o Porto já atendeu mais de 3,2 milhões de toneladas e a expectativa é ultrapassar as 7,3 milhões de toneladas até dezembro.

“Este resultado é motivo de celebração para toda a logística do Estado de Santa Catarina e reflete o esforço da comunidade portuária de Imbituba, cujo trabalho tem sido motor desses patamares de crescimento, ao mesmo tempo em que o olhar estratégico do Governo do Estado busca tornar realidade medidas e obras estruturantes que vão permitir a continuidade de atendimento da demanda crescente pela utilização deste Porto”, avalia o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Luís Antonio Braga Martins.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Operação Seca 2026: Super Terminais transfere infraestrutura flutuante para Itacoatiara e blinda o Polo Industrial de Manaus
Came inaugura nova fábrica em Indaiatuba (SP) e celebra 16 anos no Brasil com faturamento global de R$ 2,1 bilhões
FLG Corp investe R$ 1 bilhão em projetos de operações alfandegadas e retroportuárias
GEE lança primeiro relatório de sustentabilidade e aponta redução potencial de quase 7 mil tCO₂e
Impactos do Super El Niño: o que o fenômeno climático reserva para empresas de logística e transporte
Apagão de motoristas: Como o déficit de profissionais força transportadoras a reinventar a gestão de frotas

As mais lidas

01

Black Friday 2026: Cabotagem registra alta de 19% na movimentação de eletrônicos e antecipa estoques

02

Sandoz e Andreani ampliam parceria com foco na cadeia de frio e no setor farmacêutico

03

São Paulo mantém aluguel logístico competitivo frente a outros mercados da América Latina