eActros, da Mercedes-Benz, celebra sua estreia mundial

02/07/2021

image003

Hoje (30/6), a Mercedes-Benz Trucks celebrou a estreia mundial de seu eActros elétrico movido a bateria para transporte pesado em serviços de distribuição. A Mercedes-Benz Trucks anunciou uma nova era com o lançamento do primeiro caminhão elétrico de produção em série que leva a estrela. “Temos que reconhecer que o transporte é uma parte do problema quando se trata de mudanças climáticas. Ao mesmo tempo, podemos e seremos parte da solução. Começamos com o nosso eActros, que percorreu mais de meio milhão de quilômetros em vias públicas”, destaca Karin Rådström, Membro do Conselho de Administração da Daimler Truck AG e responsável pela Mercedes-Benz Trucks. Rådström está convencida do conceito e do potencial de mercado do eActros: “O eActros e seus serviços dedicados são um grande passo para a Mercedes-Benz Trucks e para os clientes rumo ao transporte livre de emissões de CO2.”

Após a Mercedes-Benz Trucks ter apresentado o veículo conceito de um caminhão de transporte de carga pesada para serviços de distribuição em áreas urbanas no IAA 2016, em Hannover, os testes práticos de dez protótipos do eActros em parceria com clientes na Alemanha e outros países europeus começaram em 2018. O objetivo da “Frota de Inovação do eActros” era lançar no mercado um eActros pronto para a produção em série já em 2021. “O desenvolvimento do eActros teve foco na parceria com os clientes. Tudo o que aprendemos com a Frota de Inovação está agora sendo incorporado na produção em série. Em comparação com os protótipos, vários recursos como a autonomia, potência de acionamento e segurança foram consideravelmente aprimorados no modelo de produção em série”, explica Andreas von Wallfeld, Chefe de Vendas & Marketing da Mercedes-Benz Trucks.

No coração tecnológico do eActros está a unidade de propulsão com dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas marchas. Ambos os motores proporcionam conforto de condução impressionante e grande dinâmica do veículo, enquanto a propulsão elétrica silenciosa e livre de emissões faz com que o caminhão também possa ser usado para entregas noturnas e consiga entrar em centros urbanos que tenham restrição de circulação de veículos a diesel. Dependendo da versão, o eActros utiliza três ou quatro baterias – cada uma com uma capacidade de cerca de 105 kWh. Graças a uma capacidade máxima de 420 kWh, uma autonomia de até 400 quilômetros é possível. Com uma capacidade de carga de 160 kW, as três baterias precisam de um pouco mais de uma hora para carregar de 20 a 80 por cento quando conectadas a uma estação de recarga normal de 400A DC. “Assim, o eActros está perfeitamente equipado para suas operações diárias no transporte de distribuição quanto à disponibilidade e desempenho”, acrescenta von Wallfeld.

Para auxiliar as transportadoras a progredir, passo a passo, na mudança para a eletro mobilidade, a Mercedes-Benz Trucks incorporou o eActros em um sistema abrangente que inclui produtos de consultoria e serviços para os clientes e, possibilitando a melhor utilização possível do veículo, otimização dos custos totais e a criação de uma infraestrutura de recarga. Além disso, o caminhão elétrico apresenta um alto grau de digitalização e conectividade.

Isso também se aplica à segurança do veículo. Na última geração do Actros com propulsão a diesel convencional, a Mercedes-Benz Trucks já deu uma demonstração impressionante do nível de segurança que hoje é possível nas estradas e do que a fabricante está fazendo rumo à sua visão de condução livre de acidentes. Com o eActros, a Mercedes-Benz Trucks não está apenas atenta à segurança ativa, por exemplo, sob a forma de sistemas instalados de série como o MirrorCam, o Side Guard Assist S1R (Assistente de Ponto Cego) ou a quinta geração do Active Brake Assist (ABA 5 – Assistente Ativo de Frenagem) com detecção de pedestres, mas também com relação aos desafios associados aos veículos elétricos e seus sistemas de alta tensão.

A partir do outono europeu de 2021, o modelo de produção em série será produzido na maior fábrica de montagem de caminhões da Mercedes-Benz Trucks em Wörth am Rhein, na Alemanha. Nos últimos meses, intensivas preparações foram feitas para os novos processos de produção que lá serão adotados. Isso inclui a construção de uma nova linha de montagem. Numa fase inicial, o modelo de produção em série do eActros estará disponível na Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Grã-Bretanha, Dinamarca, Noruega e Suécia. No momento oportuno, outros mercados serão contemplados.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg