Na 5ª edição do estudo “Logistics Trend Radar”, a DHL revelou, mais uma vez, 29 tendências importantes que impactarão o setor de logística nos próximos anos. O estudo é resultado de uma ampla análise de macro e micro tendências, bem como dos insights de uma grande rede de parceiros, que inclui institutos de pesquisa, especialistas do setor tecnológico, startups e clientes.
“Para nós, especialistas em logística, é importante prever os desafios que temos pela frente e vislumbrar as soluções possíveis para aconselhar nossos clientes da melhor forma. As megatendências que continuarão a nos envolver não são novidade, e se destacam entre: novas tecnologias, crescimento do e-commerce e sustentabilidade”, afirma Katja Busch, diretora Comercial da DHL. “Algumas áreas irão evoluir mais rápido do que outras, então há a necessidade de entender as tendências subjacentes e seu impacto na logística, principalmente por causa dos reflexos da COVID-19 no comércio global e em toda a força de trabalho.”
Mais de 20 mil profissionais de logística e de tecnologia compartilharam suas perspectivas sobre o futuro do setor ao visitar os Centros de Inovação da DHL nos últimos dois anos. Os resultados dessas interações foram consolidados e refletidos no “Logistics Trend Radar”, que funciona como uma ferramenta de previsão dinâmica e estratégica e de acompanhamento da evolução de temas relevantes apontados em edições anteriores, que identifica tendências atuais e futuras a cada atualização.
“O próximo grande desafio será a preparação da força de trabalho logístico para o futuro, por meio de treinamento e qualificação em operações cada vez mais sofisticadas em relação à tecnologia. Isso terá um papel central nas agendas estratégicas das organizações da cadeia de suprimentos nos próximos anos”, afirmou Matthias Heutger, vice-presidente Sênior e Head Global de Inovação e Desenvolvimento Comercial da DHL.
“O ‘Logistics Trend Radar’ serve como um sismógrafo de tendências futuras. Com base nos dados dos últimos sete anos, podemos fazer previsões em longo prazo e, assim, apoiar nossos parceiros e clientes na criação de roteiros para seus negócios e ajudar a estruturar e catalisar outras pesquisas e inovações líderes do setor. Nesta edição, notamos que o impacto da COVID-19 acelerou tendências que já estavam bem encaminhadas, como análise de big data, robótica, automação e IoT (internet as coisas), todas sustentadas por uma evolução constante da inteligência artificial.”
Aceleração de processos de transformação
A 5ª edição do “Logistics Trend Radar” indica uma estabilização geral das tendências dos últimos quatro anos. No entanto, com a resistência do setor à atual pandemia, os processos de transformação foram acelerados. A COVID-19 acelerou mudanças relacionadas à inovação logística, automação, trabalho digital e acelerou em anos a digitalização do setor. Por outro lado, muitas tendências inicialmente percebidas como mudanças disruptivas para a esfera logística ainda precisam atingir seu potencial. Veículos autônomos e drones continuam restritos aos desafios legislativos e técnicos, bem como pela limitada aceitação social. O setor de logística está se estabilizando em algumas plataformas líderes e os transportadores bem estabelecidos entram no jogo com suas próprias ofertas digitais, apoiadas por grandes redes globais.
De computação em nuvem à robótica colaborativa, análise de big data, inteligência artificial e internet das coisas, os profissionais da área precisam entender um vasto cardápio de novas tecnologias. Tornou-se imperativo para o sucesso em longo prazo modernizar todos os pontos de contato das cadeias de suprimentos, desde a jornada digital ou do cliente até o transporte integral e a entrega no trecho de destino. Aqueles que adotarem as novas tecnologias e incrementarem as habilidades das forças de trabalho mais rapidamente terão uma vantagem competitiva no mercado.
Crescimento do e-commerce
O rápido crescimento do e-commerce ainda representa uma fração dos gastos globais de varejo dos consumidores. A pandemia do Coronavírus contribuiu para a aceleração do crescimento de alguns segmentos de comércio eletrônico e das agendas de inovação da cadeia de suprimentos. Os principais movimentos para escalar e adotar novas tecnologias, como automação física inteligente, ferramentas de visibilidade com base em Internet das Coisas e recursos preditivos de Inteligência Artificial, acabarão por definir a capacidade de atender às crescentes demandas dos clientes e garantir futuras posições de liderança no setor.
Sustentabilidade
Com governos, cidades e fornecedores de soluções comprometidos em reduzir as emissões e resíduos de CO2, a sustentabilidade se tornou um imperativo para o setor de logística. Indicado pela crescente demanda por soluções sustentáveis para reduzir desperdícios, alavancar novas técnicas de propulsão e otimizar instalações, ela também está no topo das agendas da cadeia de suprimentos. Hoje, vários países contam com mais de 90 proibições de plásticos de uso único, além das embalagens volumosas que respondem por 40% do espaço ocioso nas encomendas, que torna inevitável a reflexão sobre as embalagens. A logística sustentável, em especial a otimização de processos, materiais, novas técnicas de propulsão e instalações inteligentes, oferece um potencial enorme para que a logística se torne mais ecologicamente correta. A conteinerização inteligente no transporte também será importante no desenvolvimento desse formato para entregas em cidades congestionadas.
A DHL publica regularmente o “Logistics Trend Radar” como um importante instrumento para a comunidade global de logística. Tanto dentro da DHL quanto no setor como um todo, a publicação se tornou uma referência em estratégia e inovação e ganhou destaque como uma importante ferramenta para moldar a direção de tendências específicas, mais recentemente em embalagens, 5G, robótica e digital twins.
A quinta edição do “DHL Logistics Trend Radar”, incluindo informações de análises e projetos, está disponível para download em https://www.dhl.com/trendradar.