O SETCESP é uma entidade em constante transformação e, desde o ano passado, com a mudança do estatuto e implementação dos processos de governança corporativa e compliance, tudo tem evoluído ainda mais rápido.
Os planos para 2020 eram, e continuam, ousados: lançar novos serviços, dar passos mais largos em direção à era “4.0”, abrir novos canais de atendimento, aumentar a quantidade de eventos e modernizar a dinâmica de trabalho dos colaboradores da entidade. Tudo isso, ao longo desses 366 dias. Porém, em março, fomos surpreendidos com a pandemia do novo coronavírus e a nova realidade nos fez readequar a rota.
Por conta da quarentena, tivemos que nos reinventar rapidamente para não deixar que nosso principal público, os transportadores, ficasse sem informação atualizada e precisa sobre as diversas mudanças que estavam acontecendo e àquelas que estariam por vir.
Com a agenda de eventos cancelada por tempo indeterminado, recorremos às transmissões ao vivo em nosso canal no Youtube, a fim de dialogar com os executivos e profissionais do setor de transporte rodoviário de cargas, já que a busca por vídeos ao vivo no Brasil estava em ascensão, chegando ao patamar de crescimento de 4.900%, conforme dados do próprio Youtube.
Nas nossas lives semanais, abordamos as medidas provisórias publicadas devido ao Covid-19, a prorrogação das negociações coletivas de trabalho, a gestão de tempo durante o home office, a inovação, as estratégias para retenção de clientes, o planejamento financeiro entre outros temas, que somaram 23 lives com um público de mais de 15 mil usuários.
Continuamos com uma programação intensa de conteúdos importantes, convidando especialistas para falarem sobre o que o cenário empresarial e econômico pede. O objetivo é estar com o transportador onde ele estiver, quando ele puder, pois os vídeos ficam salvos no canal para um posterior compartilhamento, se assim desejar.
Outros planos, como o ensino a distância (EAD), por exemplo, foram antecipados para suprir a lacuna deixada pelos cursos presenciais. A plataforma até então estava sendo analisada, isso no final de março, entretanto o projeto engatou a quinta marcha e foi lançado agora em junho, no formato de webinar com o programa “Caminhos para a Retomada”.
A série de três seminários online atendeu uma necessidade imediata de informação de qualidade e orientação prática sobre gestão financeira, inovação e solução de conflitos em empresas familiares. Temas de interesse do público apresentados com senso crítico, especialmente no momento de retomada das operações e dos negócios com a sinalização da volta das atividades comerciais.
Os cursos em EAD, outra modalidade de ensino na plataforma online, estão sendo gravados a todo vapor. Mantendo a primícia de promover o desenvolvimento do setor, seja no contexto educacional, organizacional e pessoal, o SETCESP se uniu aos melhores instrutores do TRC, que desenvolveram metodologias que estimulam e engajam os estudantes a trabalharem os conteúdos propostos. Combinando também a facilidade de não ter um horário rígido, data ou lugar pré-estabelecido para que o profissional possa se aprimorar. Assim, ampliamos as fronteiras da entidade e abrimos a possibilidade de estudar e ensinar de qualquer lugar.
Saímos das cadeiras do auditório e da sala de aula para as telas.
Os modelos de lives, webinar e EAD têm uma abrangência ilimitada, levam conhecimento e desenvolvem habilidades para que o empresário, executivo e colaboradores do setor atuem com mais segurança e competência no dia a dia de suas operações.
É desta forma que o SETCESP se mantém próximo do seu público, mesmo distante fisicamente.
Para saber mais, acesse www.setcesp.org.br.
Camila Florencio, coordenadora de Comunicação do SETCESP, e Silmara Balhes, coordenadora de Eventos, também da entidade.