Caminhão elétrico é alternativa para entregas em centros urbanos

18/06/2018

Quando o veículo se aproxima, ninguém na rua se vira para olhar, o que não é surpreendente, pois o caminhão está quase silencioso. Essa tecnologia é responsabilidade do eCanter, um caminhão inovador construído pela subsidiária da Daimler, a Mitsubishi FUSO. Com 7,5 toneladas métricas, este o primeiro caminhão totalmente elétrico a ser produzido.

O pequeno caminhão é uma parte do projeto City Distribution, na qual a DACHSER está interligando modais de logística tradicionais – e que funcionam muito bem – com novas ideias, em uma tentativa de desenvolver modelos de negócios robustos e sustentáveis ​​para o mundo de amanhã. A nova geração de veículos está levando a empresa mais longe em sua busca para encontrar a combinação certa de veículos para transporte nas cidades. O teste prático, realizado na cidade de Stuttgart, é uma parte integral desta jornada.

Colocando em teste
A filial da DACHSER em Kornwestheim, perto de Stuttgart, abraçou este desafio. No último ano, Axel Rustemeier, gerente de operações de logística europeia da Dachser, trouxe para o projeto Christian Polziehn, um engenheiro de tráfego e assistente de projeto qualificado. Seu compromisso é trabalhar juntamente com o gerente de frota e diretor de treinamento Martin Dohrmann, em um estudo extenso e a longo prazo de como o caminhão elétrico funcionará durante o uso diário, como os extremos de temperatura afetarão seu alcance ao longo das estações do ano e qual infraestrutura de carregamento específica é necessária para tornar as entregas no centro da cidade mais simples, eficazes e livres de emissões.

“Um projeto como esse requer passos muito detalhados, principalmente quando se trata da comunicação, documentação e análise de dados”, afirma Polziehn. É por isso que ele usa o Truckonnect para vincular o eCanter à sede em todos os momentos. Esse sistema online grava todas as acelerações, as ações bruscas de frenagem e os desvios da condução suave e eficiente quando o caminhão está na estrada. “Não se trata de controlar ou gerenciar todos os detalhes do motorista. Trata-se de trabalhar com ele para determinar a estratégia de direção que proporcionará o alcance ideal e depois repassar esse conhecimento para os futuros motoristas”, completa. Polzhiehn também acredita que os testes detalhados também são a razão pela qual o caminhão elétrico é usado na própria frota da filial.

Computadores ao longo do percurso
Em teste desde o começo de março, o novo caminhão permite a gravação da rota no computador, e os motoristas podem informar a Polziehn e seu instrutor quais foram os sinais de alerta que viram ao longo do caminho. As avaliações estão sendo realizados por motoristas jovens, recém contratados, como parte de uma estratégia – os novos colaboradores não estão acostumados com caminhões a diesel e poderem dirigir o modelo elétrico sem opiniões preconcebidas. Além disso, o fato de poderem realizar esse tipo de tarefa especial, agrega a excelente impressão que eles fazem dentro e fora da empresa.
“Também queremos que este teste faça uma declaração sobre como a DACHSER valoriza a próxima geração de motoristas profissionais. Afinal, ao interagir diretamente com os clientes durante a última milha, nossos motoristas são a face pública da DACHSER”, diz Dohrmann. “É por isso que procuramos jovens qualificados e motivados”, finaliza.

Os caminhões elétricos têm o potencial de se tornar um método de entrega alternativo, pelo menos para os centros das cidades. Fabricantes de veículos comerciais estão trabalhando sem parar nesta área, já que o eCanter receberá um colega elétrico neste verão. Será neste momento que a DACHSER começará a usar um Daimler eActros – primeiro caminhão totalmente elétrico de 18 toneladas da Mercedes-Benz que possui um alcance de 200 km. Após um extenso teste de frota, sua produção deve começar em 2021. Isso definitivamente é um futuro muito promissor.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
AGV desinveste na Colômbia e direciona investimentos para tecnologia e aquisições no Brasil
AGV desinveste na Colômbia e direciona investimentos para tecnologia e aquisições no Brasil
SICK, Bertolini, Scheffer, SAUR, ISMA, DockSteel, TianyuLux, STW, Libiao e Dátio também estão na INTRA-LOG 2026
SICK, Bertolini, Scheffer, SAUR, ISMA, DockSteel, TianyuLux, STW, Libiao e Dátio também estão na INTRA-LOG 2026
Linha elétrica da Volvo Trucks conquista prêmio Caminhão Internacional do Ano 2027
Linha elétrica da Volvo Trucks conquista prêmio Caminhão Internacional do Ano 2027
Em momento de expansão, OnBlox amplia estrutura comercial e nomeia Lorena Dias como diretora
Em momento de expansão, OnBlox amplia estrutura comercial e nomeia Lorena Dias como diretora
DHL Express e Sebrae/PR apoiam internacionalização de PMEs lideradas por mulheres
DHL Express e Sebrae/PR apoiam internacionalização de PMEs lideradas por mulheres
Iveco Group inaugura Centro de Distribuição de Peças em Pouso Alegre, MG, para transformar o pós-venda na América Latina
Iveco Group inaugura Centro de Distribuição de Peças em Pouso Alegre, MG, para transformar o pós-venda na América Latina

As mais lidas

01

Motz supera R$ 1,4 bilhão em receita líquida no primeiro semestre e projeta crescimento acima de 30% em 2026
Motz supera R$ 1,4 bilhão em receita líquida no primeiro semestre e projeta crescimento acima de 30% em 2026

02

ABDrone Summit 2026 vai reunir setor de drones, governo e especialistas para discutir logística e regulamentação
ABDrone Summit 2026 vai reunir setor de drones, governo e especialistas para discutir logística e regulamentação

03

Rede de Agências Shopee cresce mais de 60% e chega a 5 mil pontos no Brasil
Rede de Agências Shopee cresce mais de 60% em comparação com o ano passado e chega a 5 mil pontos no Brasil