Mais de 300 pessoas de vários estados participaram do evento de encerramento do Movimento Maio Amarelo 2017, promovido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (Fone: 19 3801.4500) no dia 29 de junho último, no Auditório da Telefônica em São Paulo, SP. O encontro apresentou os números alcançados pelo movimento em defesa da segurança no trânsito.
Na ocasião, representantes, parceiros, apoiadores e autoridades puderam conhecer um pouco mais das boas práticas realizadas durante o mês de maio de 2017 em todo o país. Como uma das parceiras, a Logweb também esteve presente. A edição 179 da revista trouxe o laço amarelo na capa e uma matéria especial sobre o assunto, incentivando a prevenção de acidentes.
A secretária de Estado da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Linamara Battistella, abriu a noite, representando o Governador Geraldo Alckmin. Além dela, também falou o secretário Municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Sérgio Avelleda. Eles ressaltaram a importância da mobilização que o Maio Amarelo trouxe para a sociedade.
A solenidade foi transmitida ao vivo pelo Facebook com um alcance de 25.000 pessoas. Entre os números mais expressivos apresentados estão: mais de 4.000 ações em diversas cidades do país; 80.000 likes nas páginas oficiais do movimento no Facebook; cinco milhões de pessoas alcançadas no Facebook; 500.000 acessos no site do Maio Amarelo (entre janeiro e maio de 2017); 2 milhões de visualizações nos vídeos da campanha; mais de 385% de aumento de mídia espontânea em relação a 2016; e mais de 115% de aumento nas palavras “Maio Amarelo” em pesquisas do Google.
Para o diretor-presidente do Observatório, José Aurelio Ramalho, foi uma noite de agradecimento. “O Maio Amarelo é feito de pessoas e para pessoas, as que estão aqui nesta noite fizeram o movimento acontecer em 2017. Eu só posso agradecer”, disse.
Durante a cerimônia foram chamados ao palco diversos profissionais para recebimento de troféus e medalhas de agradecimento. Entre eles, Antônio Neto, vice-presidente de Criação da F&Q Brasil, agência responsável pela criação do tema: “Minha Escolha Faz a Diferença”, e Francisco Vieira Garonce, coordenador de Educação do Denatran – Departamento Nacional de Trânsito.
Os patrocinadores do evento também receberam condecorações e puderam falar sobre a importância do Maio Amarelo dentro da iniciativa privada. Representantes da Seguradora Líder-DPVAT, SindSeg – Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização do Estado de São Paulo, Volkswagen do Brasil, Arval, Sascar, Ypê, Vivo, Uber e Capemisa Seguradora estiveram presentes.
Em seguida foi a vez dos representantes dos estados receberem as homenagens. Carlos Valle, de Pernambuco, ressaltou a importância do trabalho de cada um e comparou o grupo com o corpo humano. “Cada membro tem um valor, mas todos são fundamentais para o conjunto”, enalteceu.
O papel da imprensa na divulgação e no crescimento do Maio Amarelo foi destacado pela jornalista Andréa Pena, que trabalha junto ao Observatório no Estado do Rio de Janeiro.
No quesito “Mídias Sociais”, foram condecorados Cargolift, Valecard e Prosimulador. Nos destaques “Detrans”, receberam a homenagem Alagoas, Espírito Santo, Distrito Federal, Maranhão, Paraná, Rondônia e Paraíba. Em “Poder Público”, foram as Prefeituras de Campinas, SP, por intermédio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas-SP; de Campina Grande, PB, por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público; de São Paulo, SP; e de Foz do Iguaçu, PR; além da Polícia Rodoviária Federal e do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal.
Pela “Iniciativa Privada” foram destacadas a Agência Atua de Sorocaba, SP, a empresa Alelo, a Concessionária CCR, a Goodyear, a Caloi, a Uber e a Rádio Trânsito Caçula de Pneus. Na categoria “Sociedade Civil Organizada”, receberam a homenagem a Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, o Sindseg-SP e a SBAIT – Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado.
Para encerrar a noite, foi dado o título “Cidadão Laço Amarelo” ao coordenador de Educação do Denatran, Francisco Vieira Garonce. O deputado federal Hugo Leal encerrou a premiação falando da importância do Maio Amarelo. “Nesta noite foi construído um mosaico com várias ações, pessoas, entidades e empresas. E isso nos dá mais ânimo para continuar lutando para um trânsito mais seguro”, concluiu.
Concursos
Durante o evento também foram revelados os vencedores de dois concursos promovidos pelo Observatório. A melhor foto foi escolhida pelos internautas entre dez pré-selecionadas pelos profissionais da entidade. O vencedor foi Ritchele Vieira, da cidade de Ingazeira, PE, que fotografou uma mobilização do movimento na cidade.
Já o Desafio Publicitário contou com três finalistas, tendo como ganhadora Tamara Soares, de Patos de Minas, MG, autora da peça “Olhos no trânsito, bata um papo com a sua consciência”, escolhida pelo júri formado por técnicos do Observatório.









