A XP lançou um fundo de investimento em direitos creditórios (FIDC) de mais de R$ 500 milhões voltado para capital de giro de médias empresas. O lançamento do FIDC está em linha com a visão da XP de desintermediação do acesso ao crédito.
“O lançamento do fundo reforça a nossa estratégia de expandir soluções de crédito, usando nosso balanço de forma dinâmica. Trabalharemos cada vez mais com produtos inovadores, sobretudo para desintermediar o crédito. Queremos aproximar os investidores das empresas que necessitam de recursos e tornar mais acessível o mercado de capitais para empresas de menor porte. Acreditamos muito no produto e no modelo de negócio, tanto que estamos adquirindo as cotas subordinadas.”, diz José Berenguer, CEO do Banco XP.
O ecossistema da XP permite que ela conecte investidores a empresas que necessitem de recursos para suas operações. “O FIDC é o veículo que possibilita a desintermediação financeira através da securitização”, reforça Rodrigo Moreira, head da XP Empresas, frente de negócios da XP focada no atendimento a empresas com faturamento de até R$ 1 bilhão.
De acordo com Moreira, o lançamento do FIDC de Crédito Middle ganha ainda mais relevância para as companhias, se considerado o contexto da pandemia de covid-19. “Mais do que nunca é importante garantir liquidez aos empresários, que sofrem desafios substanciais com a retração do consumo”, avalia.
O Banco XP atuará na análise inicial de crédito e também como agente de cobrança dos direitos creditórios do fundo. Além disso, fundos de investimento com capital próprio da XP deterão cotas subordinadas do FIDC.