Transporte de Cargas paulista se prepara para a chegada da Black Friday

10/11/2023

A Black Friday é a segunda data mais importante para o varejo brasileiro, perdendo apenas para o Natal. No Brasil a ação acontece desde 2010, e como em todos os outros países, sempre na última sexta-feira do mês de novembro.

Mesmo acontecendo apenas no final do ano, as empresas de transporte precisam de um planejamento logístico de longo prazo para atender as demandas da Black Friday. E neste ano de 2023, não será diferente. Focando em estar cada vez mais preparado para essa época, o setor vem desde o início do ano acompanhando pesquisas e estudos, como, por exemplo, dados coletados pelo Instituto Ipsos, encomendado pelo Google, que afirmam que 67% dos brasileiros planejam fazer compras durante os três dias da ação, e sete em cada 10 pretendem gastar o mesmo valor ou até mais do que o ano passado, sendo assim se as pessoas consomem mais, logo o setor logístico trabalha mais.

Guilherme Juliani, coordenador da Diretoria de Especialidade de E-commerce do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP), comenta sobre a expectativa para este ano, e sobre a preparação das empresas do setor: “A expectativa é realmente alta, e a cada ano almejamos resultados sempre melhores que os anteriores e é isso que impulsiona e motiva a todos nós. Quanto ao planejamento para essa alta demanda não só é possível, como fundamental, pois normalmente na semana pós Black Friday, as transportadoras recebem o volume que geralmente seria recebido ao decorrer de 30 dias, em uma só semana, e pelas pesquisas, acreditamos que esse ano deve seguir o mesmo padrão.”.

Juliani comenta ainda como está a preparação da comissão e das empresas do setor para a chegada da data: “A comissão de e-commerce está levantando as expectativas de aumento para esse período. 

Vimos um estudo encomendado pelo Google e realizado pela Offerwise em julho deste ano, que mostra quais são os principais itens que serão consumidos entre os brasileiros durante o evento, entre eles estão, roupas e acessórios com 46%, produtos de beleza e perfumaria com 41% e calçados com 38%. Queremos e vamos dividir essas informações com os associados, essa não é uma tarefa fácil, dependemos muito de dados de terceiros, mas como eu disse estamos trabalhando para deixar todos atualizados.”

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
São Paulo mantém aluguel logístico competitivo frente a outros mercados da América Latina
Sandoz e Andreani ampliam parceria com foco na cadeia de frio e no setor farmacêutico
Black Friday 2026: Cabotagem registra alta de 19% na movimentação de eletrônicos e antecipa estoques
Hidrovias na Amazônia: Encontro debate planejamento de transporte, licenciamento e direitos das comunidades
Cidinho aponta ferrovias como solução para destravar o escoamento agrícola em Mato Grosso
Airbus A350F: Contagem regressiva para o primeiro voo do novo cargueiro

As mais lidas

01

Hidrovias na Amazônia: Encontro debate planejamento de transporte, licenciamento e direitos das comunidades

02

Black Friday 2026: Cabotagem registra alta de 19% na movimentação de eletrônicos e antecipa estoques

03

Sandoz e Andreani ampliam parceria com foco na cadeia de frio e no setor farmacêutico