Transporte de cargas cresce na pandemia e ramo pode ser explorado por qualquer corretor de seguros

09/03/2021

O portal de conteúdo Seguros Na Prática, uma iniciativa da Educa Seguros, realizou ontem, 04 de março, a primeira live de orientação em 2021, para apresentar aos corretores de seguros as oportunidades e dicas para atuação no ramo de transportes.

Anderson Ojope, diretor de conteúdo do Seguros Na Prática, recebeu Thiago Fecher, corretor de seguros e especialista em Seguros de Transportes de Cargas do portal.

Thiago Fecher explicou que o ramo de transportes foi um dos que mais se destacaram durante a pandemia, pelo aumento das vendas de comércio eletrônico. “A permanência das pessoas em casa aumentou exponencialmente o mercado de logística, sentimos não somente um aumento de movimentação em nossos clientes, mas o crescimento nas cotações de novos clientes no seguro de transportes. A consolidação do comércio eletrônico foi muito benéfica em 2020 e veio para ficar, a perspectiva para os próximos anos é ainda melhor do que foi nos últimos 10 anos de mercado”, garantiu.

Anderson Ojope lembrou que no início da pandemia houve um temor de que houvesse diminuição de consumo e algumas fábricas “pisaram no freio”, mas depois de algumas semanas faltaram insumos, pois as pessoas seguiam movimentando as compras sem sair de casa. “A pandemia teve consequências ruins em diversas áreas, mas especialmente na logística houve essa grata surpresa”.

Thiago ressaltou que as pessoas imaginam transportes de cargas para movimentar bens mais caros, como eletrônicos, porém a maior movimentação é de itens básicos, como alimentos. “As pessoas podem ter deixado de ir em lojas comprar algo mais supérfluo, mas os itens básicos não pararam de circular. O agronegócio, que foi o grande crescimento no país, movimenta muito a logística. A compra online tem incentivado um maior ticket médio, ou seja, a pessoa que compra pela internet acaba gastando mais do que quem está no mercado fisicamente. E isso gira o mercado de logística no Brasil”.

O especialista explicou o que é o seguro de transporte, para ajudar o corretor que ainda não atua neste segmento. “O seguro de transportes garante os prejuízos causados a uma carga. Consideramos carga todo bem movimentado de um ponto a outro. Isso parece básico, mas é a forma como identificamos oportunidades em nossa própria carteira”, disse. “Se você souber de uma empresa que tem uma mercadoria que está indo de um ponto A a um ponto B existem riscos nesta trajetória que podem ser amparados por uma apólice de seguro de transportes”.

Os grandes públicos do seguro de transporte são os embarcadores e os transportadores. “Podemos fazer uma grande divisão, de um lado quem é o dono da carga e busca matéria-prima para produzir, e depois leva mercadoria para distribuir – faz o seguro para embarcador; do outro lado existem os riscos para os transportadores, de gerar um dano para a carga transportada, não é um prejuízo próprio, mas de algo em sua responsabilidade – este é o seguro de responsabilidade”. O seguro pode ser transporte nacional ou seguro de transporte internacional, com importação ou exportação de um bem, com leis especificas de comércio exterior dos países.

Para quem quer começar a atuar no ramo, Thiago Fecher contou que quase todos começam por meio de parcerias com um colega especialista, e aí percebem que é muito interessante e desejam aprender mais. “Corretor, olhe para sua carteira, puxe uma relação de clientes pessoas jurídicas e analise se existem transportadores. Destes, apenas verifique se transportam pessoas ou cargas, sendo a segunda opção já são grandes clientes em potencial, já ofereça seguro para todos, existe um produto de seguro de transporte que é obrigatório. Depois verifique a possibilidade de ter embarcadores: quem fabrica ou vende algum produto, você também deve aproveitar essa oportunidade”.

Para aprender, ele aconselha se habituar a ouvir falar de seguros de transportes. “As lives que fazemos e o material que temos no Seguros Na Prática são muito bons. Depois, estudar as condições gerais das seguradoras do ramo e materiais específicos sobre seguros de transportes. Se você pensar nisso duas ou três vezes no mês já vai começar a entender seguro de transportes e fluir naturalmente na atuação”, orientou.

A live, de uma hora de duração, abordou ainda outros detalhes do funcionamento do seguro de transportes de cargas. O vídeo pode ser conferido no canal do Seguros Na Prática no YouTube, pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=e71wFW9LDdA

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Grupo Rodonaves inicia operação de frota movida a gás e reforça estratégia de transição energética
Grupo Rodonaves inicia operação de frota movida a gás e reforça estratégia de transição energética
Gobrax anuncia a contratação de Gabriel Pannebecker Fernandes como novo diretor comercial
Gobrax anuncia a contratação de Gabriel Pannebecker Fernandes como novo diretor comercial
Estudo do BCG mostra que planejamento da cadeia de suprimentos supera IA isolada em ganhos de eficiência
Estudo do BCG mostra que planejamento da cadeia de suprimentos supera IA isolada em ganhos de eficiência
Terminal portuário no Porto de Santos da Eldorado Brasil supera 2,3 milhões de toneladas embarcadas de celulose
Terminal da Eldorado Brasil no Porto de Santos supera 2,3 milhões de toneladas de celulose embarcadas
Master Cargas Brasil inaugura maior câmara fria do Paraná e amplia capacidade de armazenagem refrigerada no Sul
Master Cargas Brasil inaugura maior câmara fria do Paraná e amplia capacidade de armazenagem refrigerada no Sul
Ricardo Yuji Gondo assume como presidente da Nissan do Brasil e diretor geral da operação brasileira
Ricardo Yuji Gondo assume como presidente da Nissan do Brasil e diretor geral da operação brasileira

As mais lidas

01

Navepark reforça infraestrutura logística em Navegantes, SC, e acompanha crescimento do polo portuário
Navepark reforça infraestrutura logística em Navegantes, SC, e acompanha crescimento do polo portuário

02

CEOs e C-Levels serão homenageados, durante a INTRA-LOG, por projetos que transformam a intralogística no Brasil
CEOs e C-Levels serão homenageados, durante a INTRA-LOG, por projetos que transformam a intralogística no Brasil

03

Multimodal Nordeste 2026 começa hoje e reúne soluções para fortalecer a logística e o transporte de cargas
Multimodal Nordeste 2026 começa hoje e reúne soluções para fortalecer a logística e o transporte de cargas