A Scania apresentou na Agrishow 2025 o novo caminhão RH 460 6×4 movido a gás/biometano, expandindo seu portfólio de veículos com tecnologia limpa e voltados à redução de emissões no transporte de cargas. O modelo foi um dos destaques entre os veículos expostos pela montadora, que também demonstrou soluções para aplicações rodoviárias e fora de estrada.
O RH 460 6×4 a gás conta com potência de 460 cavalos, tanque com 311 m³ de volume de gás, autonomia de até 450 km, e tração 6×4, que permite aplicações severas no transporte de cargas pesadas. A versão possui duas opções de CMT (capacidade máxima de tração): 90 toneladas, sem redução nos cubos, e 150 toneladas com redução.

“A cabine R, a nossa mais vendida no mercado, agora também está disponível na versão a gás. A tração 6×4 possibilita tracionar composições de até 74 toneladas”, afirmou Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil. “Ter mais um modelo na linha X-gas mostra nossa confiança no sucesso do segmento no Agro.”
Desde a publicação da Resolução CONTRAN nº 1.015/2024, que autoriza o aumento de uma tonelada no peso por eixo dianteiro para veículos com tecnologias alternativas ao diesel, o mercado tem ampliado a oferta de caminhões movidos a gás ou biometano.
A marca também destacou outros modelos de sua linha voltada ao agronegócio e à construção, como: G 560 6×4 XT (canavieiro): motor de 560cv, torque de 2.800Nm e CMT de 150 toneladas; Super 500 RH 6×4: motor de 500cv, torque de 2.650Nm e CMT de 90 toneladas; e P 280 6×4 XT (Light Construction): 280cv de potência, torque de 1.200Nm e CMT de 150 toneladas.
Segundo Luciano Piccirillo, gerente de Vendas de Soluções Off-Road da Scania Operações Comerciais Brasil, os modelos reforçam a presença da montadora nos principais segmentos de transporte: “Estamos reforçando com os clientes todas as vantagens comerciais dos nossos chassis rígidos e cavalos mecânicos na tração 6×4, por ser a configuração mais utilizada no agronegócio”.
O executivo também destacou a versatilidade do P 280 6×4 XT, utilizado em aplicações off-road como caminhão pipa, veículo de suporte ou comboio: “É um verdadeiro coringa”.
Com foco em sustentabilidade, a Scania adotou práticas ambientais no estande, que recebeu o Selo Evento Neutro e a certificação Sou Resíduo Zero, em parceria com a Eccaplan. A primeira iniciativa garante a compensação de CO₂ gerado pelas atividades do estande, enquanto a segunda assegura o reaproveitamento e a gestão correta dos resíduos.
Desde 2019, a Scania já comercializou 1.500 caminhões movidos a gás no Brasil, focando na transição energética do transporte rodoviário.









