Scania aumenta potências e personaliza manutenção

19/10/2017

A Scania apresenta na Fenatran novidades tanto em produtos quanto em serviços. São dois novos motores em seus modelos rodoviários de 450 e 510 cavalos, além do Heavy Tipper, veículo para a mineração. Na área de serviços, o Programa de Manutenção com Planos Flexíveis personaliza o atendimento de acordo com a operação do cliente. O custo por veículo pode cair até 16%.

O novo Programa de Manutenção é mais um passo da Scania no sentido de se tornar a marca de referência em serviços e pós-vendas no segmento de veículos comerciais.

No início do ano, a montadora já tinha apresentado o sistema Serviços Conectados, que alcançou 5 mil caminhões em poucos meses – até agosto. O sistema ultrapassa os recursos da telemetria: não apenas obtém dados do uso do veículo, mas analisa as informações com inteligência focada na obtenção de melhores resultados e inclui uma consultoria prestada pela rede de concessionárias.
Heavy Tipper, veículo para mineração: PBT de 58 t, contra 48 t dos concorrentes
Os Planos Flexíveis de manutenção também buscam a redução de custos operacionais. Com eles as manutenções preventivas serão individualizadas de acordo com a operação de cada veículo da frota. Por meio de dados entregues pela conectividade, o próprio caminhão comunica ao sistema quando uma revisão é necessária. A parada na oficina passa a ser feita no momento em que certos serviços são necessários, e não mais de acordo com a quilometragem padronizada.

O contrato não tem tempo mínimo e a nova forma de pagamento é uma tarifação por quilômetro rodado, de acordo com faixas de consumo de combustível.

Para auxiliar o cliente nessa redução de consumo, que é variável conforme o estilo de condução do motorista, a Scania traz outro aliado, o Driver Services. A cabine vira uma sala de aula num formato de orientação inovador. A figura de um Driver Coach, um treinador, fará monitoramento constante da forma de condução.
Técnicos da concessionária P.B. Lopes, de Londrina, operam o sistema de monitoramento: economia na manutenção
A bordo, o Drive Suport, um sistema eletrônico embarcado e acessível no painel do caminhão, complementa a avaliação dos dados de consumo e outros parâmetros do veículo, buscando uma melhoria constante da forma de condução. Willian Zucolotti, diretor da Ebmac, empresa de transportes paranaense de Cambé, testou o novo sistema e disse que o consumo 5% imediatamente.

Os dados vão do estilo de condução do motorista, velocidade média, consumo de combustível aos intervalos de manutenção. “Os dados sozinhos, não trazem resultados. Nosso foco é oferecer ao transportador uma análise inteligente das informações para que ele possa reduzir consumo e paradas desnecessárias”, explicou Roberto Barral, diretor geral da Scania Brasil

PRODUTOS – Dois novos motores de 13 litros, com 450 e 510 cavalos de potência, também serão destaque no estande da Scania na Fenatran. Eles vêm complementar a linha rodoviária, prometendo economia de combustível de até 5% em relação à versão atual. Isso será possível, segundo a área de engenharia da montadora, em função da tecnologia de alta pressão de injeção de diesel e da combustão mais eficiente, capaz de aumentar a potência e o torque, sem exceder as emissões e o gasto de diesel.

Os novos motores são uma ampliação da Linha R, compatíveis com as configurações de rodas 6×2 e 6×4 e as cabines R Highline e Streamline, que passa a ser composta por seis potências: 360 cv, 400 cv, 440 cv, 450 cv, 480 cv e 510 cv.
R 510 e R 450 vêm ampliar a linha R, que já tinha caminhões em quatro faixas de potência
Outra novidade é o o Heavy Tipper, desenvolvido para atender às demandas mais severas da mineração. Produzido com componentes mais robustos, o modelo carrega até 25% a mais de carga líquida que os atuais. Com isso, a nova gama salta das atuais 32 toneladas de carga líquida, para no mínimo, 40 toneladas de capacidade, e o peso bruto total (PBT) salta para insuperáveis 58 t, quando os concorrentes oferecem no máximo 32 t e 48 t de PBT.

Além disso, em comparação com a linha atual da Scania para a mineração, ele reduz em até 15% o custo por tonelada transportada, aumenta em 30% a vida útil na operação, eleva em 5% a disponibilidade da frota e pode proporcionar 10% de economia de combustível por tonelada transportada. Tudo aliado ao pacote de serviços oferecido que conta com treinamento de motoristas, sistema de trocas de peças, conectividade e programas de manutenção especialmente desenvolvidos para o segmento.

DOIS ESTANDES

As novidades e soluções da Scania estão caracterizadas na Fenatran por dois estandes conectados entre si, sendo um principal, com mais de 2.000 metros quadrados, e o segundo, de 700 metros quadrados. São três áreas distintas: Área de Soluções e Espaço Amanhã, retratadas no espaço maior, e o Espaço 60 Anos – local exclusivo que comemora as seis décadas de Scania no Brasil, completadas em 2 de julho –, em 700 metros de pura paixão pela história da marca.

O estande principal traz todas as soluções inteligentes, conectadas e sustentáveis que a Scania tem hoje para oferecer. Em serviços, a fabricante sueca destaca os conceitos únicos e inovadores lançados na feira (Programa de Manutenção Scania com Planos Flexíveis e Driver Services), e reforça o papel do motorista como um dos responsáveis na busca da melhoria da rentabilidade da operação, comprovando como ela pode ser a parceira ideal dos transportadores neste aspecto.

“O grande diferencial do nosso estande é o coração pulsante dos Serviços Scania conectados com os produtos. O novo jeito de trabalharmos no mercado, a partir de agora, está materializado de forma clara na Fenatran”, diz Roberto Barral, diretor-geral da Scania no Brasil.

Já os produtos são representados por onze caminhões expostos, de todos os segmentos de atuação. Ao centro está uma grande atração, o caminhão-show Streamline R Highline 620 6×4, estilizado e preparado especialmente para a Fenatran 2017. Os outros 10 veículos são: Streamline R Highline 510 6×4 e Streamline R Highline 450 6×2 (lançamentos com novas motorizações), o Super Rodotrem Scania R 620 V8 6×4 (lançamento para composição de 11 eixos e 91 t), P 310 8×2 (semipesado campeão de vendas da marca), Streamline G 360 6×2, R Highline 440 6×2, Streamline R 440 8×2, Streamline R Highline 480 6×4, e os fora de estrada G 480 8×4 (da nova gama para mineração Heavy Tipper) e G 480 6×4.

Tradicionalmente, a Scania também exibe seus potentes e econômicos motores na Fenatran. Na edição 2017, estão presentes três blocos: dois lançamentos, o V8 de 620 cv do Super Rodotrem de 11 eixos e o novo propulsor de 13 litros com potências de 450 cv ou 510 cv; além do motor industrial V8 a gás para geração de energia elétrica.

O Espaço Amanhã, que traz surpresas para os visitantes, fortalece como a Scania está olhando para o futuro (no Brasil e globalmente). A fabricante apresenta ao público a forma que vem trabalhando para inspirar os mercados em que atua na condução para um sistema de transporte mais sustentável, e comprova estar na vanguarda das tendências do segmento.

O segundo estande, de 700 metros quadrados, acolhe o Espaço 60 anos. Ele conta com atividades diferenciadas, com prêmios para os visitantes, e transforma o espaço em uma verdadeira viagem no tempo ao contar a história da marca, sua herança e contribuição ao Setor do Transporte Rodoviário de Cargas. À disposição do público, há uma divisão exclusiva de caminhões laranjas, os famosos “jacarés”. A área expõe nove veículos históricos: L 71 (importado em 1957), L 75 (representante da primeira linha de caminhões da marca produzidos no Brasil), L 76, L 110 S, LK 140 V8, L 111 S, T 112 HW, T 113 H, da icônica Série 3, e o T 124, da Série 4, lançada em 1998.

“A Scania sempre valoriza sua história. Não poderíamos deixar de destacar as conquistas, produtos e evoluções desses 60 anos de Brasil. A Fenatran é o local ideal para celebrar com clientes, visitantes e fãs, que podem se emocionar conosco e sentir-se parte desta trajetória. A importância dos caminhões expostos, de várias décadas de sucesso, é reconhecida pelos clientes e motoristas, nossos grandes parceiros nessa jornada”, conclui Barral.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg