A RoutEasy está avaliando o nível de maturidade logística de empresas que se valem de tecnologia em suas operações, e para isso a startup está oferecendo breve pesquisa, dividida em 5 níveis, nos quais 1 é o mais baixo, e 5, a posição máxima. Conheça a pesquisa, clicando aqui.
A RoutEasy é uma empresa jovem (criada em 2016), cujo faturamento cresceu mais de 200% no último ano. Seus produtos, voltados para a logística, utilizam inteligência artificial na otimização, gestão e orquestração do last mile.
“Possuir um nível de maturidade elevado significa que a empresa tem processos mais eficientes e recursos sendo aproveitados ao máximo. Assim, os gestores podem acompanhar indicadores e definir metas com maior precisão, buscando oferecer sempre o melhor serviço de entrega”, diz Caio Reina, CEO da RoutEasy.
Por que a pesquisa?
Entre os objetivos que levaram a RoutEasy a pensar nessa avaliação, o principal foi poder observar como o mercado está alinhado – e o quanto de tecnologia as empresas têm, informação que, em si, também é uma forma de oferecer aquilo que elas exatamente precisam.
Além disso, esse contato é uma forma de fazer novas parcerias, notadamente com empresas que não oferecem o que ela entrega, como, por exemplo, os setores de TMS e ERP. Ao final das perguntas, quem respondeu recebe a avaliação do estágio de maturidade logística – e também orientação de caminhos que a empresa pode trilhar.
De centro de custo a protagonismo
“A logística, antes considerada um centro de custo para diversas empresas, agora ganha destaque por exercer papel fundamental na competitividade. O atual cenário tem sido extremamente competitivo para as organizações, que nos últimos anos precisaram se adaptar rapidamente ao avanço tecnológico e à necessidade de mudanças nos processos”, aponta Reina.
Para ele, com os consumidores demandando entregas mais rápidas e informações em tempo real sobre os pedidos, “quem consegue oferecer entregas mais rápidas, a um baixo custo, não só conquista, mas também fideliza clientes. Na corrida para garantir um serviço de excelência, ganha quem investe em ferramentas inovadoras para alcançar um alto nível de maturidade logística na operação”, continua o CEO da RoutEasy.
A maturidade logística
Reina diz que o nível de maturidade logística nada mais é que o estágio da empresa em termos de tecnologia aplicada a esse setor. Por isso, as organizações que possuem estrutura logística adequada conseguem responder melhor às mudanças do mercado, maximizar o desempenho das equipes e agir com mais velocidade para suprir novas demandas.
Na opinião do CEO da empresa, entender qual é o grau de maturidade é essencial para que os gestores definam quais fatores servirão de base para planejar as ações que, de fato, podem melhorar a performance da operação. Além disso, Reina acrescenta outra vantagem: a de poder planejar os investimentos necessários, e ainda os próximos estágios a serem alcançados, além das adaptações a serem realizadas na rotina de trabalho.