Retrak fortalece pós-venda com uso de tecnologia e inovação

30/08/2019

A Retrak Empilhadeiras, especializada em prover, por meio da locação ou venda, equipamentos e sistemas de movimentação de materiais, chega aos 26 anos de atuação no mercado brasileiro anunciando reforço de sua área de pós-vendas com uso de tecnologia e investimento em pesquisa e inovação. Telemetria, softwares de gestão e manutenção com alta conectividade estão entre as novidades da locadora para o mercado.

Integrado à área Comercial, o departamento de Pós-vendas da Retrak tem sido impulsionado pela necessidade de criar soluções e metodologias de trabalho para apoiar as operações de movimentação em qualquer lugar do Brasil. O objetivo é alcançar maior segurança, eficiência e proporcionar ampla visibilidade para gestão adequada da frota.

“Para nós, o pós-vendas é visto como um diferencial competitivo, uma ferramenta facilitadora da operação e da gestão dos nossos equipamentos em campo, além de ser uma área que nos permite propor ideias ao mercado com vistas à sua melhoria como um todo”, afirma Fábio Pedrão, diretor executivo da Retrak.

Com o alto nível de tecnologia embarcada nos equipamentos ao longo dos anos, os desafios na forma de prestar serviços e gerenciar os processos aumentaram. A Logística 4.0 trouxe a total conectividade, maior especialização e sofisticação dos softwares de monitoramento dos itens que compõem uma máquina, possibilitando a antecipação de necessidades ao técnico que vai atender ao chamado.

Tecnologia e inovação

A Telemetria, um recurso que está em alta e que tende à popularização, pode ser instalado em qualquer equipamento de movimentação e está sendo utilizado pela Retrak para gerenciar a frota quando solicitado pelo cliente. Através dessa tecnologia, é possível obter informações como a localização da máquina, nível de utilização e ociosidade, personalizar o acesso ou fazer bloqueios remotos dos operadores, observar impactos na máquina nos três eixos (X, Y e Z) devido irregularidades na operação, além de proporcionar relatórios e outras informações estratégicas.

Ricardo Araújo, gerente de Pós-vendas e sócio da Retrak, explica que a telemetria levou a prestação de serviços a um nível superior, apresentando facilidades para a gestão eficiente da frota que proporcionam rápido tempo de resposta às ocorrências e, consequentemente, sua maior disponibilidade.

“A tecnologia nos dá elementos para que sejamos mais ativos nas manutenções e na análise de condutas que comprometem o funcionamento da máquina ou a segurança nas operações e, com isso, podemos alertar o cliente para ajustar procedimentos”, destaca Araújo.

O principal ganho com a telemetria é a drástica redução dos custos operacionais do cliente. Um exemplo é o controle de acesso do operador por RFID (radio frequency identification): é possível fazer com que a máquina dispare um sinal sonoro ou acionamento de luzes em caso de ocorrências como colisões e programar um “timer” de alerta de 1 a 30 minutos até que um supervisor libere seu uso com um cartão autorizado.

Um efeito deste recurso é que os operadores serão mais cautelosos na condução das máquinas, havendo também aumento da segurança operacional. Todas estas ações ficam registradas na máquina e em ambiente digital (“nuvem”) para acesso remoto e para a elaboração de relatórios gerenciais: “já tivemos relatos de pay-back inferior a 12 meses entre alguns de nossos clientes”, comenta Araújo.

Alinhada à inovação, a Retrak implantou o acesso remoto em todos os computadores de seus técnicos em meados de 2018. Com uso de programas de acesso remoto disponíveis no mercado, a experiente equipe de técnicos e manutenção Retrak é capaz de ajudar os técnicos em todo o Brasil acessando remotamente o software da máquina, realizando diagnósticos ou atualizações.

“Um pós-vendas forte se traduz em eficácia e aperfeiçoamento para superar as expectativas do cliente. Os diagnósticos atuais são mais rápidos e precisos, transformando-se em disponibilidade de equipamentos”, afirma Araújo. “Com isso, colaborou também a evolução da Engenharia aplicada às máquinas, que cresceu exponencialmente e hoje conseguimos liberar um equipamento no primeiro atendimento técnico em mais de 98% dos casos”, encerra o gerente de Pós-vendas e sócio da Retrak.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Baterias de íons de lítio da RETRAK apoiam ESG da Ativa Logística
Fabio Pedrão, CEO da Retrak, fala sobre as vantagens da locação de empilhadeiras na INTRA-LOG Expo South America
Retrak desenvolve dispositivo que aumenta segurança de baterias de íons de lítio
RETRAK comemora 169 novos contratos de locação em 2023
Retrak terceiriza frota da Ativa Logística empregando empilhadeiras com baterias de íons de lítio
RETRAK expande operações em São Paulo com aquisição de empresa

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Mercedes-Benz do Brasil e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas
Mercedes-Benz e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg