Projeto Beautycare Brazil registra alta de 9,9% das exportações no 1º semestre de 2022

01/08/2022

O Beautycare Brazil, Projeto de Internacionalização da Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos e correlatos, criado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), registrou crescimento de 9,9% das exportações no primeiro semestre de 2022, em comparação ao mesmo período ano passado. O volume movimentado chegou à casa dos US$ 84,4 milhões, resultado expressivo que confirma a tendência de crescimento observada nos últimos dois anos.

Entre janeiro e junho deste ano, as 77 empresas exportadoras que integram o projeto setorial comercializaram 120 produtos para 108 países, sendo a Argentina o principal mercado, seguido por Estados Unidos, Colômbia e Emirados Árabes. As exportações para a América do Sul representam 56% do total do resultado no período, seguido da América do Norte 15%, Ásia 13%, Europa (11%).

Ainda de acordo com o projeto setorial, que presta apoio estratégico à toda a cadeia de valor do setor HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), dos 77 produtos comercializados, os ingredientes correspondem a 62,6% do total exportado, seguido de produtos acabados 24,3%. Nessa vertical, o destaque fica para a categoria de produtos para cabelos 60,5%.

O suporte do Beautycare Brazil à internacionalização das empresas brasileiras de HPPC foi determinante para alcançar os resultados deste primeiro semestre de 2022. E isso se reflete tanto no aumento do número de empresas aderentes ao programa, como de participações em eventos internacionais. Somadas as participações nas feiras Cosmoprof Worldwide, In-cosmetics Global, MCB Beauté Seléction e Beautyworld Middle East (as duas últimas marcadas para setembro e outubro, respectivamente), a expectativa é atingir o maior número de empresas expositoras desde a criação do projeto.

“Estes resultados demonstram que a pauta de exportações do setor está ainda mais relevante e diversificada para toda a cadeia de valor. O reconhecimento pelo mercado internacional da qualidade dos produtos brasileiros, com diferenciais de inovação, tecnologia e ingredientes naturais, nos tornam referência em algumas categorias de produtos e nos colocam em destaque para conquistar ainda mais consumidores pelo mundo”, declara Gueisa Silvério, Gerente de Negócios Internacionais da ABIHPEC.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg