MBAs capacitam profissionais para as novas exigências do mercado logístico e do TRC

27/02/2018

Para ajudar os profissionais de logística a se capacitarem em suas especialidades, a Logweb destaca dois cursos que prometem preparar o aluno para o mercado de trabalho, de acordo com as atuais exigências.
Em deles é o MBA em Gestão Estratégica em Transporte Rodoviário de Cargas, do Instituto Setcepar de Educação no TRC. Como é EAD, ou seja, ensino à distância, não depende de “fechar turmas”. O interessado pode se inscrever a qualquer momento e dar início ao curso. Vale lembrar que, por lei, é preciso escolher um polo para realizar a prova presencial. A duração é de 12 meses, com 360 horas mais projeto de conclusão.
Desenvolvido para transportadores, Operadores Logísticos, embarcadores, montadoras e indústrias conexas, o MBA explora temas como especificação de caminhões para operações de transporte, dimensionamento, produtividade e cálculos de utilização de frotas, estudos de terceirização de manutenção, avaliação de oficinas, criação de KPIs para manutenção de caminhões, custos operacionais de frota, Leis de Balança, dimensões e pesos de equipamentos para transporte e análise das suas multas, Responsabilidade Civil e Penal, Seguros e outros temas.
Segundo Gilberto A. Cantu, diretor do Setcepar, os desafios na gestão do TRC estão espalhados por toda a cadeia de transporte, mas um dos mais prementes é o desenvolvimento do capital humano. “Há uma falta muito grande de profissionais qualificados no setor e foi exatamente essa a razão que nos levou a lançar este MBA”, explica.
Cantu diz que o TRC é um dos setores mais competitivos da economia brasileira, portanto, conhecer a fundo como ele funciona para tomar as decisões mais corretas e de maneira proativa é fundamental. O profissional precisa demonstrar domínio sobre as atividades, conhecer profundamente a legislação do setor, incluindo a de produtos perigosos, ter domínio sobre as características e a aplicação correta dos caminhões, entender de gestão e manutenção de frotas, saber precificar fretes e como estruturar um BID para participar de concorrências. Estes temas também serão abordados no MBA.
Os professores do curso são Alvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo Latin America; Rubem Penteado, perito em avaliações de acidentes com veículos pesados e autor do livro “Amarração de Cargas”; Sergio Cardoso, doutor pela Florida Christian University na área de negócios internacionais com investigação na carga tributária; Lauro Valdívia, engenheiro de transportes, assessor técnico da NTC&Logística e membro da Câmara Temática de Assuntos Veiculares do Denatran; Christian Souza, engenheiro mecânico; e Marco Gomes, especialista em transporte de produtos radioativos. Mais informações no link goo.gl/Hxxtwx.

Logística na saúde
Outra indicação é o MBA em Logística aplicada à Saúde da Unisa – Universidade Santo Amaro, da capital de São Paulo. Com duração de 13 meses, com 480 horas, o curso objetiva formar profissionais capacitados a planejar, executar e controlar todas as atividades de logística, abastecimento e distribuição relacionados com a prestação de serviços de saúde no âmbito das organizações públicas e privadas nacionais, tais como: hospitais, clínicas, laboratórios, operadoras de planos de saúde, seguros de saúde, Secretarias e Ministério da Saúde.
O programa destina-se a profissionais graduados na área de gestão da saúde ou que desejem atuar na área de logística farmacêutica, hospitalar e de atividades relacionadas.
Para o Prof. Dr. Giorgio Arnaldo Enrico Chiesa, coordenador do curso, de modo geral, os serviços da saúde têm sido frequentemente temas de pesquisas em várias áreas do conhecimento devido à sua importância social, às diversificadas áreas funcionais e aos agentes que podem se conflitar em uma vasta rede de relacionamento.
A importância da logística nos serviços da saúde se atribui às atividades de aquisição, movimentação e distribuição (incluindo a logística reversa) visando uma boa relação custo x benefício no atendimento das necessidades dos usuários, sejam pacientes, sejam profissionais da área da saúde. “A expressão ‘saúde não tem preço’ é verdadeira, porém, desde que associada a outra frase: ‘mas tem custo’”, expõe.
O professor Chiesa diz que para realizar as atividades de compras/suprimentos, estratégias de armazenagem e distribuição, é necessário que certas competências sejam praticadas, ou no mínimo conhecidas, no ambiente da logística, especificamente na área da saúde, que é regulamentada em diversos aspectos. Ele cita:

• Conhecimento de todo o funcionamento da empresa e do ambiente em que atua;
• Visão integrada para o gerenciamento e sincronismo de processos;
• Saber relacionar-se com todos os níveis da organização;
• Ser organizado e equilibrado na administração de tempos;
• Ter atualização em TI.

Para compreender os movimentos, a morfologia, a temperatura, os fluxos e as prioridades é preciso ter conhecimentos para atuar em projetos, análises de processos e elaboração eficiente de fluxos. “O professor Cesar Meireles complementa esse raciocínio dizendo ‘que a logística na área da saúde envolve pessoas, muitas pessoas, assim sendo, o profissional deve gostar de gente, saber lidar com gente’. Desta forma, comunicação é um atributo chave para essas atividades”, conta o coordenador do MBA.
Como a Unisa tem significativa atuação na área da saúde, boa parte dos professores é da própria instituição. Para as disciplinas mais específicas, são convidados docentes que, além da titulação, atuam na área de logística e são responsáveis por áreas de gestão hospitalar e prestação de serviços. Alguns deles são: Jonas Cesar Laurindvicius, Vitor Tamarozzi, Ricardo Cesar Cerqueira, Carlos Cesar Meireles Vieira Filho e Dr. Hélio Neves. O próprio professor Chiesa, doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo, ministra algumas disciplinas. Mais informações no link goo.gl/sdtDEE.

Compartilhe:
savoy
Veja também em Conteúdo
A Logweb deseja a todos um 2025 de muito sucesso e saúde!
Randoncorp | Fundo Natura Ventures realiza primeiro aporte na startup de logística Abbiamo, investida da RV
Vale-Pedágio Obrigatório passa a ser 100% digital em 2025
Azul Cargo Express transporta 580 mil toneladas de mercadorias do agronegócio brasileiro para o exterior
3 tendências para o mercado de tecnologia para 2025
J&T investe R$ 14 milhões e aumenta capacidade de processamento de pacotes em 32%

As mais lidas

Nada encontrado