“Automação Autêntica” está entre as tendências globais de consumo da Euromonitor Internacional para 2023 e, embora a tecnologia seja responsável por simplificar as operações, o trabalho humano é uma parte fundamental da entrega de excelência para a empresa proprietária de marcas como Pringles®, Sucrilhos®, Cheez-It®, Kellogg´s® Corn Flakes, entre outras. Nas áreas de Logística e Customer Service da empresa, compreendendo cerca de 800 colaboradores diretos e indiretos, a expansão do portfólio de inovações, desde a aquisição da marca Parati® em 2016, tem intensificado a modernização dos processos enquanto movimenta aproximadamente 800 toneladas de produtos diariamente.
Hoje, a Kellogg faz parte de uma indústria alimentícia multicategorias, que engloba desde refrescos em pó, passando por snacks, biscoitos e macarrão, além dos icônicos cereais, o que torna o processo de automação do pickingextremamente complexo. Seria necessária uma expressiva mudança no layoutdos Centros de Distribuição, juntamente com a revisão nas dimensões das embalagens. “Aqui na Kellogg buscamos otimizar os nossos processos de entregas no Brasil da forma mais tecnológica possível, com foco em agilidade para atender às demandas dos parceiros com assertividade e rapidez. Porém, observamos que a humanização da logística apresenta muito mais ganhos a longo prazo, já que nosso mix de produtos é extenso e os processos robóticos não são capazes de substituir a ação humana”, conta Daniel Augusto, diretor de CS&L da Kellogg no Brasil.
Finalizar este quebra-cabeça com dezenas de milhares de entregas mensais de maneira direta é uma tarefa que requer o elemento humano, a fim de atingir a organização perfeita dentro dos caminhões que distribuem os produtos da empresa pelos quatro cantos do país. Investindo no modelo de fracionamento de cargas para aumentar os níveis de produtividade, a Kellogg opera rotas de transporte que permitem atender todas as regiões do Brasil com total ocupação dos caminhões e peso da carga distribuído de maneira adequada, otimizando o consumo de combustível. Além disso, a frota já começa a contar com caminhões verdes, ecoando as iniciativas sustentáveis globais de controle da emissão de carbono da empresa, em linha com a promessa de “Dias Melhores”, plataforma de ESG da Kellogg.
“O forte sentimento de pertencimento do time de vendas é uma herança preciosa da marca Parati® e priorizar o atendimento humano em diferentes pontos da cadeia segue como peça-chave para entregar uma logística de excelência”, ressalta Daniel Augusto.
Maximizando a eficiência, os seis Centros de Distribuição localizados nos estados de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro têm capacidade de armazenamento de dezenas de milhares de paletes, combinando sistemas WMS, TMS e SAPpara controlar as operações com precisão de estoque, em prol de uma malha logística mais refinada para formação de cargas, reunindo dados sobre prazos de entrega, chat e controle de validade dos produtos. “Mesmo com os importantes avanços tecnológicos da multinacional, a Kellogg mantém a preocupação dos lojistas locais com os grandes varejistas, imprimindo a mesma importância e qualidade de entrega dentro do sistema logístico da empresa com monitoramento online e em tempo real, o que permite antecipar decisões em prol da qualidade do nível de serviço”, diz o diretor de CS&L. E ele continua: “Nos últimos anos, a evolução da Kellogg na avaliação do mercado é notória, com crescimento de vendas sempre no duplo dígito. Mudamos a característica da nossa expedição de carga, concentrando no aumento da produtividade, na melhora da ocupação dos nossos caminhões e na otimização das rotas. Queremos andar de mãos dadas com nossos clientes, cultivando esse relacionamento para entender seus gargalos e onde podemos ajudá-los ao final de cada pedido”, finaliza Daniel Augusto.










