A Ituran Brasil, líder global em monitoramento veicular, vem conquistando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, consolidando-se nos últimos anos como uma autotech com diferentes soluções e forte inovação tecnológica. Mais do que acompanhar toda a evolução da indústria nacional, a empresa está um passo à frente em soluções avançadas que permitem crescimento consistente nos próximos anos.
“Devemos fechar 2023 com crescimento de até 30% de faturamento no país”, destacou o CEO da Ituran Brasil, Amit Louzon, projetando, para 2024, um avanço de mais 20%. A estimativa foi data em coletiva de imprensa realizada hoje, 23 de março, no autódromo de Capuava, interior de São Paulo, na qual a Logweb esteve presente através de sua diretora, Valéria Lima.
Entre as novidades previstas para este ano estão o rastreador desenvolvido exclusivamente para carros com botão de ignição Start Stop e uma tecnologia antifurto para motos, além da terceira versão da plataforma de Big Data e Machine Learning.
O faturamento global chegou a US$ 293,1 milhões, um avanço de 8% sobre 2021. A Ituran mundial apresentou em 2022 Ebitda recorde de US$ 78,8 milhões, aumento de 9%, e a marca histórica de clientes, atingindo 2 milhões de plataformas monitoradas.
No mercado brasileiro, a empresa cresceu 21% em 2022.”O Brasil é um dos mercados mais complexos, o que nos desafia sempre a encontrar soluções. Somos líderes de faturamento no grupo. A Ituran acredita no País e continuará investindo por aqui”, destacou Louzon, na coletiva.
Em 2022, houve um aumento na frequência de roubo/furto dentro carteira de clientes da empresa. Carros com seguros tiveram uma frequência de 2,1%, enquanto os carros sem seguro, de 1,2%, ante 1,9% e 0,8% em 2021, respectivamente. Já em motos os números em 2022 foram de 11,5% e 3,8%.
O comportamento dos eventos seguiu a tendência dos quatro anos anteriores, considerando toda a base de veículos ativos. Em 2022, os furtos aumentaram em relação aos roubos, representando 73% e 27%, respectivamente. No ano anterior, a proporção era de 65% e 35%. Já em motos a relação em 2022 ficou em 51% de roubos e 49% de furtos.
A empresa fechou o ano com o valor (FIPE) recuperado de R$ 710 milhões um recorde, o que torna a Ituran a empresa que mais recupera veículos no Brasil
Fortalecimento do varejo
O ano passado foi marcado pelo fortalecimento do mercado de varejo, após a empresa expandir a cobertura do Ituran Com Seguro, líder em vendas com mais de 3 milhões de apólices emitidas desde sua criação, em 2010, que ganhou penetração principalmente pela forte expansão comercial pelo Brasil e pelo diferencial de ser um produto modular e que atende as diversas necessidades e realidades do brasileiro.
“Cumprimos a nossa meta de elevar em 30% o número de parceiros comerciais. Em 2023, seguiremos com mais ações nesse sentido. O canal com corretores já responde por dois terços das vendas de varejo e é fundamental para ampliar a penetração do Ituran com Seguro”, apontou Euclides Naliato, diretor Comercial do Canal Corretores e Assessorias da Ituran Brasil.
Em 2022, a distribuição de prêmio para as seguradoras parceiras bateu novo recorde e ultrapassou R$ 290 milhões, alta de 35% em relação a 2021.
Lançado no final de 2021, o Ituran Com Seguro Moto também tem ganhado cada vez mais espaço no portfólio da companhia, representando mais de 10% dos veículos monitorados no Brasil. “Por meio da tecnologia desenvolvida pela Ituran exclusivamente para motos, estamos alcançando ótimos resultados de recuperação, o que torna nosso produto ainda mais atrativo para as seguradoras e consequentemente traz menores preços para os consumidores finais”, disse Roberto Posternak, diretor comercial varejo/produtos da Ituran Brasil.
Mercado corporativo e 1º ano de IturanMob
A base ativa de veículos corporativos da empresa segue em alta, fechando 2022 com um aumento de 39% sobre o ano anterior, após um salto de 88% entre 2020 e 2021. “Isso é resultado da crescente percepção sobre as nossas soluções, vistas pelo mercado corporativo como investimento para alcançar operações ainda mais rentáveis” afirmou Louzon.
Em 2022, a Ituran também investiu em operações da IturanMob, com a oferta de soluções com foco na automação e digitalização veicular, tornando a experiência do cliente em uma jornada totalmente autônoma e com serviços de locação para todos os tipos de Assets (motos, carros e caminhões). Inicialmente, a joint venture voltada para a implementação de soluções tecnológicas de mobilidade, formada pela Ituran Brasil e pela startup MobLab em 2021, teve como foco o mercado B2B – locadoras e frotas empresariais.
A empresa teve uma grande demanda para o mercado de assinatura veicular em 2022. “Nossa plataforma já viabiliza e digitaliza toda a experiência do cliente neste tipo de operação. Temos parceiros com mais de 500 motos conectadas e no total já ultrapassamos mais de 1300 veículos com nossos dispositivos”, explicou Paulo Henrique ‘PH’ Andrade, CEO da IturanMob.
“Destravamos a mobilidade ao entregar uma plataforma com app whitelabel e um dispositivo IOT em comodato. Isso acelerou a plano de negócios de várias empresas e outra foram criadas a partir da nossa tecnologia. Empresas que nasceram já com uma experiência 100% digital e fluida” afirmou o executivo.
Entre as novidades da IturanMob para 2023 estão um super app com experiência digital para assinatura de assets e uma solução exclusiva para carros elétricos. A expectativa para o ano é ter uma expansão de 2000 assets conectados.