Fenatran: Mercedes-Benz anuncia primeiro caminhão autônomo nível 4 do país, em parceria com Lume Robotics e Ypê

08/11/2022

É da Mercedes-Benz do Brasil o primeiro caminhão com nível 4 (SAE) de automação em operação em uma planta industrial no país. Esta inovação é fruto de uma parceria da empresa com a startup Lume Robotics, responsável pela tecnologia de automação agregada ao veículo. A novidade foi anunciada na Fenatran, feira que acontece até esta sexta, em São Paulo.

Por meio de um processo de configuração e parametrização, o modelo em questão, o cavalo mecânico Atego 1730 autônomo, foi especificamente adaptado para a Ypê, empresa 100% brasileira, atuante no segmento de higiene e limpeza, localizada na cidade de Amparo (SP).

“Juntamos nossa expertise em caminhões com a da Lume Robotics em mobilidade autônoma e com a Ypê, que tem um dos centros de distribuição mais modernos do país. Nosso foco é entregar o melhor produto de tecnologia mais recente para o nosso cliente, seja qual for sua necessidade e especificidade”, destaca Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.

Com isso, a montadora passou a oferecer consultoria especializada no ecossistema de veículos autônomos, com entrega de soluções customizadas aos clientes. “Ou seja, mais do que a venda técnica de um produto, oferecemos uma venda consultiva para os clientes. O grande diferencial é que cada operação com caminhão autônomo tem suas características e necessidades específicas. Nossas equipes fazem levantamentos caso a caso, propondo as soluções de automação mais assertivas e indicadas”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Neste caso específico de condução autônoma de nível 4, o caminhão se movimenta em áreas confinadas e controladas, com baixa velocidade e alta precisão nas manobras. “Devido à atuação de diversos sensores e câmeras, o sistema da Lume Robotics reconhece todos os obstáculos que foram mapeados, incluindo pedestres. Com inteligência artificial, o caminhão memoriza todas as características do local onde atua”, diz Leoncini. Ele ressalta que o motorista segue presente na logística da operação, acompanhando o processo e podendo até realizar outras tarefas.

O executivo informa que a Ypê aprovou a ideia e foi a primeira a adquirir o Atego autônomo, que está, então, sendo preparado para operar, durante 24 horas por dia, para carregamento e descarregamento automáticos no interior da fábrica de Amparo, transferindo produtos entre as linhas de produção e o centro de distribuição, que também são interligados por um sistema de automação industrial.

“A Mercedes-Benz já vendeu quatro caminhões Atego 1730 autônomos para Ypê, o primeiro deles será entregue nesse mês e os outros três no início do ano que vem. Dessa forma, nossa solução com a Lume Robotics otimiza a produtividade da operação de transporte e logística interna da Ypê, assegurando eficiência, precisão e segurança”, ressalta Leoncini.

Segundo Jorge Eduardo Beira, vice-presidente de Operações da Ypê, o CD foi transformado em um dos mais modernos e tecnológicos CDs do Brasil e de toda a América Latina. “Ao nos tornarmos a primeira empresa brasileira a adotar o veículo autônomo na logística interna, reforçamos o nosso compromisso com a inovação dos processos, o que trará ganhos ainda mais significativos de produtividade no transporte de cargas entre as unidades produtivas e o CD de maneira ágil e precisa”, afirma.

Com base nessas iniciativas bem-sucedidas, Leoncini aponta mais possibilidades para caminhões autônomos no país em diversas atividades, seja em operações confinadas em indústrias e galpões logísticos ou em severas aplicações fora de estrada. “Como, por exemplo, na mineração e em grandes obras de infraestrutura, em locais de condições extremas onde a operação autônoma do caminhão pode proporcionar mais segurança para os motoristas nas situações de risco. Neste caso, a máquina pode ajudar o homem, sendo um assistente confiável, eficiente, produtivo e seguro”, reforça.

Serviço

Fenatran e Movimat

Local: São Paulo Expo – Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda

Dias e Horários: 08 a 11 de novembro: 12h às 21h

Estacionamento:  Carros: R$ 60,00

Motos: R$ 35,00 (exclusivo 2° Andar)

Transporte Gratuito: Haverá serviço de transporte gratuito na saída da estação Jabaquara do Metrô (Linha Azul). Os ônibus disponibilizados terão como destino o Centro de Exposições São Paulo Expo.

Outras informações sobre praças de alimentação, viagens e hospedagens, necessidades especiais, bolsão de motos, capaceteria, guarda-volume estão disponíveis no link: https://www.fenatran.com.br/pt-br/visitar/servicos-ao-visitante.html

Compartilhe:
savoy
Veja também em Conteúdo
Aumento de 30% nas entregas B2B marca expansão do mercado de delivery no Brasil, em 2024 
Colunista do Portal Logweb destaca os benefícios da colaboração e parcerias na logística
A logística do comércio exterior no final do ano: mitigando riscos e aproveitando oportunidades. Tema de artigo de colunista do Portal Logweb
Buslog tem incremento em sua movimentação na Black Friday
Máquinas móveis integradas a telemetria e IoT podem reduzir custos em até 35% na indústria de base
Norcoast reforça a importância da navegação costeira para a construção de um futuro mais sustentável em novo vídeo manifesto

As mais lidas

Nada encontrado