Raquel Serini – Economista do IPTC – Instituto Paulista do Transporte de Cargas, do SETCESP.
A essência da negociação é a troca, e não a imposição ao cliente. As pessoas entram numa negociação muito mais preocupadas com qual é o mínimo que dá para aceitar, ao invés de qual é o máximo que dá para conseguir.
Por isso, é necessário ressaltar ao transportador que preço baixo não é sinônimo de qualidade de entrega ou de inibir a concorrência. E possuir uma gestão de entregas de qualidade é essencial para a satisfação do cliente. Por isso, critérios como o prazo de entrega, reputação e flexibilidade quanto às necessidades especiais de cada embarcador são essenciais para uma boa proposta. Confira!
- Trajetória
Conheça a história da empresa e procure conhecer o seu know-how. Faça parcerias de confiança com seus clientes e mantenha um bom histórico perante o mercado.
- Necessidades do contratante
Algo importante para uma contratação é se a transportadora tem experiência no tipo de carga que transportará, se tem em sua carteira de clientes embarcadores semelhantes. Talvez, sua operação tenha pontos diferenciados que a contratada precisa entender, concordar e saber lidar.
- Custos
Embora não seja apenas este, o custo certamente é o principal critério. Por isso, é importante que sejam realizados cálculos por meio de simulações sobre a volumetria específica, tipo de veículo, mão de obra utilizada e, também, considerado todas as tarifas praticadas para os serviços adicionais ao transporte, apresentadas como generalidades. Além dos custos deve-se deixar claros e explícitos os gatilhos de reajuste, quais indicadores serão utilizados e o período de correção desses valores.
- Pedágio
Já o pedágio é um capítulo à parte dessa negociação. Desde 2001, a Lei 10.209 regulamenta o vale pedágio, no qual o embarcador é responsável pela antecipação dessa taxa. E ao invés desses valores serem embutidos no valor total do frete, eles passam a ser repassados pelo contratante do serviço de transporte.
- Condições de seguro
Em caso de sinistros, nas situações em que se faça necessário acionar o seguro da mercadoria, é preciso informar que não será concedido desconto ou cancelamento dos fretes em questão. Importante mencionar que conforme resolução SUSEP Art. 11, “a Importância Segurada, por embarque” corresponderá aos valores integrais dos bens ou mercadorias declaradas nos conhecimentos de embarque, os quais são emitidos de acordo com os valores declarados na Nota Fiscal do referido embarque.
- Estadias e horas paradas
Todas as vezes que o tempo de imobilização do veículo for superior aos prazos estipulados em lei ou contrato, deve-se cobrar uma taxa adicional para o ressarcimento deste tempo gasto a mais.
- Prazo de entrega
A qualidade do serviço deve ter tanta importância quanto a parte financeira. Neste ponto, os prazos de entrega são essenciais. Cada transportadora tem uma estrutura diferente, podendo os prazos de entrega ter bastante variação. O ideal é que os prazos para os destinos sejam solicitados junto com a cotação e analisados em detalhe.
A qualidade operacional também precisa ser considerada. Talvez, a melhor forma de fazer isso seja contatar atuais clientes das transportadoras e fazer perguntas sobre a satisfação dos serviços, qualidade dos veículos, atendimentos do administrativo, suportes gerais, tratamento dos funcionários e pontos afins.
Portanto, seja breve, mas assertivo, nos orçamentos e, principalmente, esclareça todos os pontos com o cliente antes da contratação.