Em parceria com clientes, DHL arrecada e envia material de apoio a vítimas do Furação Matthew

13/12/2016

Um desastre natural como o Furacão Matthew é apenas um dos elementos que podem interromper ou prejudicar a cadeia de suprimentos de uma região. Apesar de imprevisíveis por princípio, para as companhias de logística, esse tipo de situação deve constar entre as possibilidades, e deve haver preparo suficiente para evitar interrupção no fluxo de mercadorias com origem ou destino na região atingida.

Por esse motivo, as empresas de logística estão justamente entre as mais preparadas para atender situações de emergência, como foi o caso da DHL no Haiti. Após a passagem do Furacão Matthew na região, a DHL mobilizou suas três divisões no Brasil (Express, Global Forwarding e Supply Chain) para arrecadar mais de cinco toneladas de roupas e calçados para as vítimas. A arrecadação foi realizada pelos colaboradores da empresa (cerca de 9 mil pessoas em todo o Brasil) e contou com a participação de clientes como a P&G, Nespresso e a Decathlon, que doaram produtos de seus portfólios, além de contar com doações de seus próprios colaboradores.

Na ocasião do acidente, em outubro, o Grupo Deutsche Post DHL enviou uma Equipe de Resposta a Desastres (DRT) a Porto Príncipe, no Haiti. Os voluntários do DRT forneceram apoio logístico gratuito no Aeroporto Internacional de Toussaint Louverture, e coordenaram a chegada da ajuda internacional, preparando-a para que seja levada até as áreas mais afetadas pelo furacão.

A DHL ficou responsável pela coleta e transporte dos donativos em seus escritórios e também nos clientes envolvidos no Brasil. Uma primeira remessa de doações, cerca de 1,5 tonelada, já havia sido enviada a Miami em um avião fretado pela empresa. A outra parte dos donativos seguiu na última semana de novembro. Todas as doações tiveram destino a Miami, ao aeroporto de distribuição das Américas, sendo, em seguida, enviadas a Porto Príncipe no Haiti, onde se encontra a equipe do DRT. Os donativos serão entregues às autoridades locais, que farão a distribuição nas áreas mais afetadas.

Fonte: Guia Marítimo

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg