DC Logistics Brasil mira 7% de Market Share

24/07/2019

“Honra e realização” são as palavras que definem os sentimentos de Ivo e Guilherme Mafra sobre os últimos anos. No ramo desde 1994, Ivo e Guilherme Mafra, à frente da DC Logistics Brasil, de Itajaí (SC), como presidente e diretor, respectivamente, sempre apostaram no desenvolvimento do seu time e na profissionalização da gestão. Em 2014, o Guilherme, na busca de dar continuidade ao seu desenvolvimento, fez um programa individualizado com a Effecta. Posteriormente, em 2015, visualizou a necessidade de uma Sucessão Assistida, bem como o desenvolvimento de suas lideranças, projeto que se deu em duas etapas no mesmo ano, com dois programas customizados, cujo objetivo era alinhar as funções e unificar o time. Para alcançar as expectativas, contaram com toda a equipe e também contrataram uma empresa especializada, a Effecta, com liderança da Janaina Manfredini, especialista em Evolução & Estratégia, que foi parceira-chave de todo o processo de desenvolvimento.

Em pouco tempo, já enxergavam os resultados. Além da comunicação interna, também otimizaram o clima organizacional. Cada colaborador da DC Logistics Brasil conheceu o seu papel e isso foi importante para melhorar a relação entre todos. Na empresa, já existia a cultura do feedback, missão, visão e valores, mas hoje, eles ganham mais espaço e são aplicados diariamente. As conquistas são de deixar os dois com sorrisos largos, mas o caminho não foi fácil. Pai e filho passaram por uma jornada focada no Processo de Sucessão Assistida e ainda prepararam os gestores nos treinamentos Liderança Transformacional e Gestores Extraordinários. Os dois reforçam que a entrega e a boa vontade da equipe também foi fundamental para essa mudança dar certo.

Mesmo com os resultados acima das expectativas, os sócios querem mais. Através dos treinamentos e aprendizados, descobriram que a melhor maneira de medir o desempenho é pelo Market Share, medidor que representa a participação das empresas no mercado e consideram 7% a porcentagem atingível no Brasil em qualquer situação econômica, seja boa ou ruim. Atualmente estão com 2,5% de Market Share, mas a meta é ultrapassar o dobro desse valor, alcançando o 7% até 2027.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg