COMEXPORT realiza a importação do “Tatuzão” para as obras do Metrô de São Paulo

10/05/2023

A COMEXPORT, maior empresa brasileira de comércio exterior, foi responsável pela importação e logística de uma importante carga desembarcada no Porto de Santos: o Tatuzão, uma máquina tuneladora que será utilizada nas obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo. A máquina foi fabricada por uma das maiores empresas do setor atualmente, a China Railway Engineering Equipment Group (CREG), e chegou ao Porto de Santos na segunda-feira, 8 de maio, após uma jornada de mais de um mês desde a partida no Porto de Taicang, na China.

Com um diâmetro de 11,66 metros e um peso total de 2.740 toneladas, o Tatuzão é uma das maiores tuneladoras já fabricadas e será usada para escavar cerca de 7.500 metros de túnel a uma profundidade de até 41 metros. Também é o maior TBM (Tunnel Bore Machine) já entregue na América do Sul.

Ela representa um marco importante para a COMEXPORT, que levou três anos para negociar sua importação. “A carga de quase 3 mil toneladas veio alocada em Break Bulk, uma forma de transporte especial para mercadorias de grandes dimensões, no navio Leopold Staff. Estamos orgulhosos de fazer parte deste projeto importante para a cidade de São Paulo e para todo o país”, comenta Breno Oliveira, Diretor Comercial da COMEXPORT.

Além do Tatuzão, a empresa importou uma série de outros equipamentos essenciais para o projeto de expansão do Metrô de São Paulo, incluindo fábrica de anéis, usinas de concreto, silos de armazenamento, moldes e correias transportadoras. Todo o processo logístico dessas peças é gerenciado pela COMEXPORT, desde a chegada do navio até o transporte final para o Complexo da Rapadura (parte da extensão da Linha 2-Verde), para escavar o túnel entre o VSE Falchi Gianini (após Vila Prudente) e Penha.

Tunnel Bore Machine (Tatuzão).

“A importação do Tatuzão reforça o nosso papel como líderes no comércio exterior brasileiro e credencia a COMEXPORT como uma provedora de soluções para grandes projetos de infraestrutura do Brasil”, diz Oliveira. A COMEXPORT esteve envolvida, como parceira do Consórcio CML2, em grande parte do processo, que inclui o descarregamento e transporte do maquinário no Brasil, além de adequar a importação de acordo com a legislação do país. “O processo de transporte do Tatuzão envolve uma coordenação logística complexa, já que impacta na dinâmica da cidade”, completa o executivo da empresa. Para deslocar o equipamento são necessárias licenças de diversos órgãos como DETRAN e CET, além da EcoRodovias.

A COMEXPORT recebeu previamente 46 containers com correias transportadoras e com a chegada, transporte e entrega do Tatuzão em São Paulo, finaliza o projeto em colaboração com o Consórcio Linha 02 Verde Vila Prudente – Dutra.

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savoy
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