A logística caminha lado a lado com a tecnologia e a inovação e os benefícios dessa sinergia impulsionaram o avanço em toda cadeia, permitindo a otimização dos processos, o aumento das performances e a redução das perdas. Os contêineres intermodais, os softwares de gerenciamento de cadeias de suprimentos e de armazéns e as automações dos Centros de Distribuição são apenas alguns exemplos da evolução da logística. Parte desse movimento tecnológico decorre do fato de a logística consumir grande parcela dos recursos das empresas e, também, o fato de ela ser um fator estratégico em um mercado cada vez mais competitivo e com consumidores cada vez mais exigentes.
A Inteligência Artificial chega em uma área receptiva e disposta a absorver tudo o que as novas tendências tecnológicas têm a oferecer. A união de Data Science com a Inteligência Artificial potencializa a captura, o tratamento e a manipulação dos dados, objetivando o reconhecimento de padrões para entendê-los e extrair informações e insights valiosos para decisões inteligentes e eficientes, e, a partir disso, gerar valor para o negócio.
Com o machine learning, pode-se desenvolver um algoritmo que preveja demandas e redirecione o endereçamento de picking de determinados itens, garantindo melhor produtividade na separação do produto. Pode também rebalancear os endereços de estocagem do produto para que a distância até o picking seja a menor possível.
A visão computacional é outro campo da Inteligência Artificial que permite que as máquinas “vejam” e interpretem imagens ou vídeos. Através de algoritmos avançados, as máquinas podem reconhecer objetos e pessoas e servir de controle de acesso aos Centros de Distribuição e até mesmo sendo utilizadas na automação de processos de inspeção e controle de qualidade.
A robótica inteligente conecta a Inteligência Artificial com a robótica para criar máquinas autônomas que podem interagir e realizar tarefas sem a necessidade de intervenção humana constante. Os robôs inteligentes podem ser programados para realizar o picking de produtos de alto risco devido ao alto valor agregado, por exemplo.
Diante da complexidade do comércio eletrônico, emerge o Omnichannel que integra o atendimento aos clientes de modo a disponibilizar-lhes uma experiência única, por meio da automação da web que permite oferecer respostas rápidas e personalizadas para as demandas dos clientes. Os chatbots são exemplos de ferramentas de automação que, somadas à Inteligência Artificial (IA), permitem atendimento rápido e mais coerente, sem a necessidade do envolvimento de algum atendente. Já no momento da compra, canais de atendimento e custos de frete são ofertados ao cliente para que decida qual opção é mais interessante para suas necessidades.
A Inteligência Artificial não é apenas mais um avanço tecnológico, ela está acelerando a evolução de todas os negócios e suas áreas e a logística é uma das que está se beneficiando com todo esse movimento. As vantagens da Inteligência Artificial na logística proporcionam a otimização de rotas e a redução de custos de transporte; a previsão de demandas e estoques nos Centros de Distribuição; o aumento da eficiência operacional; e a melhoria da experiência do cliente, entre outros.
Muitos outros benefícios ainda estão por vir, proporcionando ainda mais inovação.