O Grupo Carrefour Brasil concluiu a venda de cinco lojas e quatro Centros de Distribuição para a Barzel Properties, fundo de investimento imobiliário, por R$ 1,2 bilhão. Segundo a companhia, a operação faz parte de uma estratégia de maximizar sua eficiência operacional e financeira.
A transação, em operação atrelada à locação, conhecida como “sale e leaseback”, com compromisso de compra e venda para subsequente locação dos imóveis, inclui lojas, todas da bandeira Atacadão, localizadas em Jacareí, Guarulhos, Jandira e Santo André, no Estado de São Paulo, e uma em Pinhais, no Paraná.
O negócio foi concluído na sexta-feira, dia 30 de junho, e envolve os fundos de investimentos imobiliários Barzel Log e Barzel Retail II. Quando excluídos impostos sobre ganho de capital e outras taxas, o montante da operação alcança cerca de 1 bilhão de reais.
A Barzel é uma joint venture formada pelo fundo soberano de Cingapura (GIC) e investidores locais liderados pelo ex-executivo da Cyrela Nessim Sarfati.
CDs
Os nove ativos vendidos serão arrendados de volta ao Grupo Carrefour por meio de contratos com prazos de 20 anos, renováveis por períodos adicionais de 5 anos, com despesas de aluguel de R$ 10 milhões por mês.
As negociações com a gestora Barzel foram iniciadas em maio, mas incluíam mais um Centro de Distribuição, que posteriormente foi excluído da transação.
O Carrefour Brasil anunciou, naquela ocasião, que as conversas contemplavam a venda cinco Centros de Distribuição e cinco lojas para a gestora por cerca de 1,3 bilhão de reais.
De acordo com o fato relevante à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na última segunda-feira, dia 03 de julho, as partes decidiram excluir o Centro de Distribuição Sertório, em Porto Alegre, RS. Assim, a operação contempla CDs localizados em Jacareí, SP, Osasco, SP, Salvador, BA, e Jaboatão dos Guararapes, PE.