Nesta matéria especial, o Dr. Kai Ruth, gerente de Produto da divisão tracionária da Exide (Fone: 11 5098.3590), fala sobre as novas tecnologias oferecidas pela empresa para o segmento de movimentação de materiais.
A Exide apresenta uma ampla gama de baterias para OEMs e distribuidores. Como você descreveria as características de seus sistemas?
Como uma divisão da Exide Technologies, a GNB Industrial Power baseia-se em mais de 100 anos de experiência em armazenamento de energia. Nossa principal competência no armazenamento de energia, a bateria, fornece uma base sólida para oferecer todos os recursos e serviços necessários para as operações logísticas. É escolha do cliente se ele quer apenas baterias, em conjunto com carregadores ou até mesmo uma solução de gerenciamento de energia completa, incluindo consultoria e serviços.
Até agora, a bateria de PzS (DIN) tem sido fundamental como parte da divisão tracionária. Que novas tecnologias podemos esperar para o futuro?
Veículos elétricos têm necessidades diferentes quanto ao armazenamento de energia. Empilhadeiras elétricas, por exemplo, demandam contrapeso conforme desempenho funcional – o que é fornecido por baterias chumbo-ácidas. As novas tecnologias, como as células de combustível ou acumuladores de lítio-íon, foram desenvolvidas e testadas por anos. Qual tecnologia, no entanto, é melhor adequada para determinado aplicativo e em que momento ainda está em debate. É um fato que as empresas pretendem reduzir sua carga ambiental assegurando, ao mesmo tempo, que processos eficientes e de custo efetivo sejam aplicados em todo o ciclo de vida do produto.
Uma preocupação cada vez mais frequente é se as baterias podem ser devidamente carregadas apenas com carregadores do fabricante da bateria. Como você vê isso?
Sem dúvida, as novas tecnologias e aplicações requerem um estudo mais detalhado da operação, a bateria deve assegurar a demanda elétrica para a operação logística de maneira eficiente, e o carregador tem importância crucial em sua vida útil e na performance da operação. É importante mencionar que a aplicação de um carregador que não tenha perfil de carga adequado para determinada tecnologia de bateria poderá gerar um custo maior na operação, além de prejudicar a vida útil da bateria e até gerar possíveis consequências na garantia do produto.
Complementos e aditivos chamados “milagrosos” são conhecidos por rejuvenescer baterias antigas. Em posse de um doutorado em química, o que acha sobre isso?
No processo de envelhecimento da bateria, a entrega de energia máxima vai se reduzindo e isto é parte do processo de vida útil de qualquer produto. É sabido que estes complementos ou aditivos podem ter alguma influência somente em casos de sulfatação da bateria, portanto, a operação e a manutenção adequadas dispensam a utilização destes produtos e reduzem o custo operacional.
Tensor – Bateria de alta performance para movimentação de materiais
A GNB desenvolveu o novo elemento de alta performance denominado Tensor, que combina, segundo a empresa, atributos geralmente opostos – eficiência e vida útil. As baterias Tensor são de baixa resistência interna e melhoram significativamente a utilização da massa ativa. Em resumo, cada parte única da bateria foi otimizada para diminuir as perdas internas e aumentar a energia disponível, ainda segundo a empresa.
As vantagens para o usuário de uma empilhadeira são: mais energia disponível estende o tempo de execução da empilhadeira, e menos evolução térmica assegura maior duração da bateria. Além disso, em comparação com os sistemas chumbos-ácidos padrão, os problemas para carregar rapidamente uma bateria Tensor são nulos. No total, tempo de execução maior, mais economia de energia e tempo de vida são seus principais benefícios.