A Log-In Logística Integrada, companhia especializada em soluções multimodais, navegação costeira e operações portuárias, anunciou uma nova escala em Suape (PE), parte do Serviço Expresso Amazonas (SEA), com tempo de trânsito de três dias entre o porto pernambucano e Santos (SP). A novidade visa ampliar a capacidade e agilidade da cabotagem no Nordeste.
Entre 2021 e 2024, a empresa registrou crescimento de 36% nas cargas com destino à região. Apenas entre 2023 e julho de 2025, 68,5% do volume total movimentado por cabotagem teve como origem ou destino portos nordestinos. Os dados reforçam a importância estratégica do Nordeste na malha logística da companhia.
“O Nordeste se consolidou como um dos principais pilares da nossa atuação. Nosso compromisso é aprofundar a conectividade logística da região, oferecendo soluções integradas que combinam escala, eficiência e responsabilidade ambiental, sempre ajustadas às especificidades de cada cliente”, afirma Felipe Gurgel, diretor comercial da Log-In.

Cabotagem no Nordeste avança com integração modal
A Log-In realiza operações regulares em Suape (PE), Salvador (BA) e Pecém (CE), além de manter três conexões semanais com o Sul e Sudeste. Segundo a companhia, essa estrutura permite oferecer previsibilidade e integração com o modal rodoviário. A Log-In é também a única operadora com ligação direta entre Manaus (AM) e Suape, reforçando o potencial da cabotagem como alternativa ao transporte rodoviário em longas distâncias.
Entre os principais setores atendidos no Nordeste estão alimentos e bebidas, construção civil, indústria química, sal e atacadistas de grande porte. As cargas mais frequentes originadas na região incluem cimento, sal, produtos químicos e itens de metalurgia, enquanto os principais produtos destinados ao Nordeste são alimentos – como arroz – e linha branca.
Segundo Gurgel, “Além da eficiência no custo por tonelada, o modelo marítimo oferece vantagens expressivas em relação à menor incidência de avarias, redução de riscos logísticos e performance ambiental. A combinação entre localização portuária favorável e maturidade industrial torna o Nordeste particularmente apto para a adoção da cabotagem como pilar das cadeias de suprimento.”
Soluções logísticas personalizadas e conectadas ao Sul e Sudeste
A estratégia da Log-In na região inclui logística personalizada, com integração entre cabotagem e transporte rodoviário, além de armazenagem sob demanda. A empresa oferece serviços porta a porta, com flexibilidade de prazos, modais e níveis de integração conforme as necessidades de cada cliente.
A estrutura é complementada pela Tecmar Transporte & Logística, empresa do grupo com presença em cidades-chave do Nordeste e centro logístico em Cabo de Santo Agostinho (PE). O local é preparado para operações de grande escala, com foco em armazenagem sob medida.
“Nossos clientes no Nordeste têm exigido soluções que combinem flexibilidade, escala e responsabilidade, e é isso que temos buscado entregar, ampliando nossa capilaridade e garantindo consistência operacional de ponta a ponta”, explica Gurgel.
Sustentabilidade e redução de emissões com a cabotagem
A sustentabilidade logística é um dos pilares da Log-In. A empresa disponibiliza em seu site uma calculadora de CO₂ para comparação entre modais, com base no GHG Protocol e nas diretrizes do IPCC. Uma simulação de transporte entre Maracanaú (CE) e Joinville (SC) mostra que a cabotagem pode reduzir em até 80% as emissões de gases de efeito estufa em relação ao modal rodoviário.
“Cada tonelada de carga convertida do rodoviário para a cabotagem representa uma contribuição mensurável e significativa para a redução das emissões logísticas no Brasil”, afirma Gurgel. Para ele, a mudança é uma medida concreta de descarbonização da matriz logística brasileira, com impacto direto e mensurável.
Grupo Log-In: estrutura integrada para transporte multimodal
A Log-In Logística Integrada opera uma frota de nove navios porta-contêineres, com capacidade total de 24.366 TEUs, conectando os principais portos brasileiros ao Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai). Além disso, administra o Terminal de Vila Velha (TVV), no Espírito Santo, e um terminal intermodal em Itajaí (SC).
No transporte rodoviário, o grupo conta com a Tecmar, especializada em cargas fracionadas (LTL), cargas completas (FTL), armazenagem e transporte de contêineres. A empresa possui mais de 1.300 veículos próprios e 50 armazéns estrategicamente localizados no Brasil. Ao lado da Oliva Pinto, a Log-In oferece também soluções em cabotagem de importação e exportação.
O destaque é o serviço Rodo-Cabotagem, que integra a malha rodoviária da Tecmar à navegação costeira da Log-In, unindo as vantagens dos dois modais para o transporte de cargas fracionadas em todo o território nacional.









