Novas fontes de energia e venda de extrapesados ao agronegócio são as principais tendências no mercado de caminhões, aponta sócio-diretor da Mirow & Co


A indústria dos veículos de carga vai rodar bem, em 2025, com produção ligeiramente superior à de 2024, quando o setor registrou alta de 40,5% sobre o ano anterior. O bom desempenho dos extrapesados, impulsionado pelo agronegócio, e os novos modelos com fontes variadas de energia serão os destaques do mercado, avalia Elmar Gans, sócio-diretor da Mirow & Co..

A mudança do diesel para fontes sustentáveis, como biogás e biometano, nos pesados, e energia elétrica, nos leves, será gradual. A introdução dos modelos elétricos, por exemplo, se dará principalmente por meio do modelo de aluguel, com uma oferta completa de gestão e otimização da frota.

“A grande disrupção virá das tecnologias de propulsão e das apostas que as montadoras farão em fontes como biocombustíveis e eletricidade e, para extrapesados, hidrogênio”, afirma Gans, que lidera a prática de bens industriais na consultoria.

A relevância do agronegócio como segmento-chave de clientes seguirá em ascensão, segundo o consultor. “Os extrapesados vão continuar impactando a produção nacional em função do agronegócio. Há uma década, esses caminhões representavam 20% do mercado, e hoje são 40%”, diz. “Neste ano, entretanto, poderão representar de 50% a 60% da produção”, prevê.

A holandesa DAF é um exemplo desse movimento. A montadora de pesados e extrapesados, que estreou no país em 2014, informa deter 10% de participação nas vendas, atualmente.

Outro dado importante é avanço de companhias de locação, como Vamos e Movida, que se tornaram as principais clientes das fabricantes. Estas, por sua vez, estão tentando responder por meio de suas próprias locadoras.

As projeções para o ano são positivas, mesmo com a tendência de aumento de preço decorrente da mudança no padrão de emissões, de Euro 5 para Euro 6, válida desde 2023.

No segmento de caminhões, a estimativa é de que os fabricantes produzam de 120 mil a 125 mil unidades. Entre os ônibus, serão de 22.500 a 25 mil unidades, impulsionadas pelo programa Caminho da Escola.

“Além do agronegócio, a construção civil e o varejo terão efeitos positivos sobre as compras. A preocupação reside no aumento das taxas de juros, com possível efeito negativo sobre o segundo semestre”, complementa o consultor.

Brasil rentável

Segundo projeções do setor, o Brasil representa 2% do mercado global de veículos de carga, mas tem se mostrado relevante para as principais fabricantes, como Daimler Truck (Mercedes-Benz) e Traton (VW, Scania, Man), por sua rentabilidade. “A volatilidade dos volumes, nos últimos 15 anos, levou essas montadoras a focar em resiliência, com custos fixos baixos para poder reagir rapidamente em caso de quedas da demanda”, explica Gans.

Apesar de já trabalhar na transição de fontes de energia, a indústria de veículos de carga ainda não vive grande impacto da digitalização, que por ora se concentra nos sistemas e processos internos das montadoras. “Há espaço enorme de oportunidades, tanto em eficiência quanto no processo de vendas, que ainda é muito offline”, diz.

Sobre a Mirow & Co.

A Mirow & Co. Mirow (mirow.com.br) é uma consultoria de estratégia com mindset global que entrega conhecimento funcional e em diferentes indústrias de uma forma ágil e flexível. Seus trabalhos contemplam decisões estratégicas que vêm direcionando empresas de energia, automotivas, do agronegócio, de infraestrutura, papel e celulose, entre outros setores, para a nova economia, gerando valor a seus negócios e impactando o mercado de modo sustentável. Liderada por Andreas Mirow, Elmar Gans e Felipe Diniz, conta com consultores associados em escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro e uma ampla rede de parceiros globais em diferentes países. 

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Caminhões
Gincana do Caminhoneiro encerra etapas de 2025 e integra ações da Caravana do Extrapesado da Mercedes-Benz
Gincana do Caminhoneiro encerra etapas de 2025 e integra ações da Caravana do Extrapesado da Mercedes-Benz
Rodobens inicia operação de venda de caminhões seminovos em 25 concessionárias da rede
Rodobens inicia operação de venda de caminhões seminovos em 25 concessionárias da rede
DAF Caminhões inaugura concessionárias no Sul e Sudeste
DAF Caminhões inaugura concessionárias no Sul e Sudeste
Foton inicia pré-venda do utilitário elétrico eWonder no Brasil após compra antecipada de 10 unidades
Foton inicia pré-venda do utilitário elétrico eWonder no Brasil após compra antecipada de 10 unidades
Grupo Martins adquire caminhões extrapesados Mercedes-Benz para reforçar operações de atacado e distribuição
Grupo Martins adquire caminhões extrapesados Mercedes-Benz para operações de atacado e distribuição
Mercedes-Benz lança Actros Evolution Série Especial 15 anos com motor de 530 cavalos e pacote completo de segurança
Mercedes-Benz lança Actros Evolution Série Especial 15 anos com motor de 530 cavalos e pacote completo de segurança

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Mercedes-Benz do Brasil e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas
Mercedes-Benz e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg