Maped aposta na gestão de transporte com tecnologia da eSales

25/07/2023

O processo de expansão pela América Latina trouxe a Maped, fabricante francesa de material escolar, ao Brasil em 2003. Ao completar 20 anos no país, a empresa comemora bons resultados no e-commerce, consequência da estratégia de investimento nas vendas online e em tecnologia, como é o caso do Sistema TMS Entregou, da eSales. A parceria nasceu da necessidade de fortalecer o comércio eletrônico da marca nacionalmente.

Conforme André Ferreira, gerente de Supply Chain da Maped, o transporte dos produtos sempre foi uma etapa muito importante para a operação e era necessário automatizar processos que, antes, eram realizados manualmente. Só em 2023, mais de 12 mil entregas devem ser acompanhadas através do Sistema de TMS Entregou.

“As funcionalidades do serviço da eSales são o grande diferencial: controle de entregas, performance de transportadoras, conferência das faturas e acesso para os representantes de vendas. Esta última facilidade pode até parecer simples, mas faz muita diferença no trabalho como um todo. Temos 50 representantes e cada um gerencia centenas de notas fiscais de compra em aberto. Antes, para consultar essas entregas o representante tinha que ligar no nosso escritório, pedir relatórios. Agora, basta ele acessar o sistema para tirar qualquer dúvida”, explica Ferreira.

O TMS Entregou conecta todas as etapas da cadeia logística. Isso quer dizer que as ferramentas foram desenvolvidas para atender desde a gestão de pátio para recebimento de insumos, passando pela contratação de fretes, integração com transportadores, conferência e auditoria de fretes, gestão de CT-es e ocorrências de transporte, visibilidade de faturas, tracking de pedidos, ressarcimento e indicadores da operação.

Em 2022, os custos de importação deram um salto e isso afetou a cadeia de transportes da Maped. Com isso, o time da eSales fez uma reestruturação no sistema rodando para a multinacional e, assim, revisou-se a malha, houve troca de transportadores, dividiu-se algumas áreas.

O trabalho conjunto evitou prejuízos e permitiu que a operação fechasse o ano alinhada às expectativas da empresa. Para o gerente de Supply Chain da Maped, essa flexibilidade da plataforma também é um destaque. “As expectativas para o futuro são as melhores possíveis: a eSales tem as ferramentas para atuar em todo o processo de transporte, identifica fragilidades e atua para saná-las, e faz o apoio com alertas e detecção de problemas. É um parceiro que faz a gestão de transporte para a Maped, esse é o objetivo final”, conclui Ferreira.

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