O mercado e o governo têm se movimentado para tornar as operações financeiras mais democráticas, atendendo à parcela da população que, assim como grande parte dos caminhoneiros, permanece desbancarizada. Vale lembrar que, de acordo com o Banco Mundial, o Brasil ocupa o 9° lugar no ranking dos países menos bancarizados, com cerca de 48,4 milhões de cidadãos fora desta cadeia.
Inserida neste contexto, a Nimbi, empresa especializada em tecnologia de Supply Chain Management, lançou recentemente o serviço para antecipação de recebíveis, para caminhoneiros (TAC – Transportador Autônomo de Cargas) , com a integração dos aplicativos Nimbi Frete e Nimbi Conta. Por meio deles, os caminhoneiros poderão realizar a antecipação dos fretes que têm a receber de maneira segura e sem complicação.
A Nimbi já possui para essa operação o crédito de R$ 30 milhões , que ao serem solicitados, são disponibilizados na Nimbi Conta de cada caminhoneiro, no mesmo dia, com taxas mais competitivas do que possuem acesso atualmente. Da mesma forma, a Nimbi também tem uma linha de antecipação para o próprio transportador, com taxas atrativas.
Com este serviço, a Nimbi pretende dar mais fôlego financeiro para os caminhoneiros, que têm agora a oportunidade de utilizar a antecipação de recebíveis. “Antes, isso era inviável porque estes profissionais contavam apenas com ofertas que ofereciam juros abusivos e grande burocracia bancária”, afirma Carolina Cabral, sócia diretora da Nimbi. Ela complementa que a solução traz ainda mais segurança e agilidade para o trabalhador.
“Sem dúvida, a antecipação dos recebíveis vai facilitar a vida dos caminhoneiros, pois através da nossa plataforma ele passa a ter acesso a taxas justas e tem as informações transparentes de quanto irá receber e o quanto está pagando pelo serviço. Sem pegadinhas e letras miúdas, além de não termos burocracia, só precisa estar utilizando o Nimbi Frete e ter a Nimbi Conta”, relata Carolina.
A antecipação de recebíveis é solicitada pelo caminhoneiro através do aplicativo Nimbi Frete e pelas transportadoras pelo Gestão de Fretes, plataforma que auxilia no planejamento e negociação das viagens. Já o pagamento cai direto na conta digital, Nimbi Conta, de ambos, para que utilizem em seus fluxos de caixa e pagamentos das viagens.
“A Nimbi Conta por ser gratuita, vai colaborar diretamente para que o caminhoneiro receba seus pagamentos sem ônus e de forma ágil e segura. Além disso, adicionamos à conta um cartão pré-pago, isento de anuidade e taxas, que facilita as transações financeiras”, afirma. Segundo a executiva, a aquisição do cartão ocorre de maneira simples, sem burocracia e o motorista recebe o cartão com o seu próprio nome, direto no seu endereço, aponta Carolina. Até o final de 2021, a sócia diretora da Nimbi espera que a Nimbi Conta abranja 9 mil caminhoneiros e movimente mais de R$ 1 bilhão de reais.