A Loger Logística, empresa que atua com soluções de intralogística, armazenagem e transporte, abrangendo todo o Supply Chain, registrou um acréscimo de 18% no seu faturamento no ano de 2020, mesmo em meio ao cenário adverso causado pela pandemia do novo coronavírus.
De acordo com Fernando Villar, gerente Comercial e de Marketing da Loger, clientes de segmentos como varejo ligado a alimentos, produção de embalagens e saneantes proporcionaram ampliação das operações e crescimento orgânico. “Tivemos reflexos negativos em alguns contratos motivados pela redução de demanda provocada pela pandemia, mas fomos surpreendidos positivamente com a expansão de alguns contratos. Também conquistamos novos clientes no segundo semestre”, detalha Villar.
Para 2021, a expectativa da Loger é crescer ainda mais, chegando a um acréscimo de 28% no faturamento, impulsionado em especial por uma maior procura pela terceirização dos serviços logísticos. “Em nossa perspectiva, muitos segmentos fortemente afetados pela pandemia devem buscar soluções para reequilibrar seus fluxos de caixa e a terceirização de seus processos passa a ser ferramenta importante e representativa nesse quesito”, destaca o executivo.
Segundo ele, existem ainda muitas expectativas não atendidas no mercado da logística de abastecimento e manufatura, além da logística reversa, em especial no que diz respeito a questões ambientais. “Nesse aspecto, as indústrias ainda carecem de modelos logísticos mais bem estruturados para evoluir em performance na cadeia B2B”, analisa.
Villar finaliza dizendo que ainda existe muito a ser explorado quanto à importância da logística para gerar experiências cada vez melhores ao consumidor. De acordo com ele, isso está atrelado intrinsecamente ao setor de e-commerce – que apresentou crescimento acelerado durante a pandemia – em sua busca principalmente pela qualificação do last mile.