Scomi lança pedra fundamental de fábrica no Brasil

16/03/2016

A malaia Scomi realizou no último dia 10 de março a cerimônia de lançamento da pedra fundamental de sua primeira fábrica brasileira, no município de Taubaté, no estado de São Paulo. A solenidade contou com a participação de membros do governo municipal e estadual, entre eles o prefeito de Taubaté, Bernardo Ortiz Junior, e o diretor da Investe SP, Sergio Rodrigues Costa; e representantes do grupo malaio, dentre os quais o presidente da Scomi no Brasil, Hilmy Zaini Zainal, e o vice-presidente da Brasell, sócia da Scomi no Brasil, Halan Lemos Moreira.

Na unidade de Taubaté serão fabricados os trens de monotrilho para as linhas 17-Ouro e 18–Bronze, ambas do Metrô de São Paulo. A empresa pretende também fabricar na cidade trens de metrô, urbanos e VLTs (Veículos Leves Sobre Trilhos) — por meio de uma parceria já firmada, em setembro de 2014, com a Skoda, da República Tcheca.

O presidente da Scomi no Brasil, Hilmy Zaini Zainal, salientou que, mesmo com a crise pela qual o país passa, acreditam no Brasil. A Scomi aposta, sim, no Brasil, e vê São Paulo como local estratégico para execução de nossos planos, disse. O investimento inicial da Scomi será de R$ 50 milhões. A terraplanagem para a construção da fábrica está pronta. O terreno, doado pela prefeitura de Taubaté, tem 100 mil m², dos quais 30 mil m² serão de área construída.

A construção da estrutura tem previsão de ficar pronta em seis meses, e o início da produção na unidade deve ocorrer em mais seis meses. A encomenda da Linha 17-Ouro é de 14 trens, com 5 carros cada, totalizando 70 carros.  O contrato para fornecimento de trens para a Linha 18-Bronze prevê mais 27 trens de monotrilho, com 5 carros cada, totalizando 135 carros. O índice de nacionalização dos trens deve chegar a 73%.

A Scomi tem interesse em atender toda a América na planta de Taubaté e mira países como Estados Unidos, Equador e República Dominicana, além do Brasil.

Fonte: Revista Ferroviária

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Insights Logweb – O movimento da semana de 24 a 28 de agosto
Insights Logweb – O movimento da semana de 24 a 28 de agosto
GWM realiza primeiro transporte de carga com caminhão a hidrogênio da América Latina
GWM realiza primeiro transporte de carga com caminhão a hidrogênio da América Latina
Importações brasileiras devem crescer 5% antes da Black Friday e do Natal, aponta Grupo Allog
Importações brasileiras devem crescer 5% antes da Black Friday e do Natal, aponta Grupo Allog
Infor cria cargo de diretor de IA e Soluções Estratégicas para ampliar produtividade e resultados
Infor cria cargo de diretor de IA e Soluções Estratégicas para ampliar produtividade e resultados
Mulheres motoristas: LOTS Group e SEST SENAT abrem nova turma em São Paulo
Mulheres motoristas: LOTS Group e SEST SENAT abrem nova turma em São Paulo
Log-In Logística Integrada investe em modernização da frota e reforça estratégia de eficiência energética na cabotagem
Log-In investe em modernização da frota e reforça estratégia de eficiência energética na cabotagem

As mais lidas

01

Insights Logweb - O movimento da semana de 17 a 21 de agosto
Insights Logweb – O movimento da semana de 17 a 21 de agosto

02

Pedágios free flow: CNH do Brasil passa a avisar motoristas sobre cobranças
Pedágios free flow: CNH do Brasil passa a avisar motoristas sobre cobranças

03

Promovido pela Logcomex, Comex Tech Forum 2026 reúne lideranças para debater IA no comércio exterior
Comex Tech Forum 2026, promovido pela Logcomex, reunirá lideranças para debater avanço da IA no comércio exterior