Perspectivas para o e-commerce em 2023

14/02/2023

 

O e-commerce brasileiro vem tendo um crescimento surpreendente, as vendas no ano de 2022 obtiveram um crescimento 5% em comparação ao ano anterior, chegando a R$ 169,6 bilhões. Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), a projeção para os próximos anos é de grande expansão.

A perspectiva de faturamento para 2023 é de R$ 185,7 bilhões, além disso, para os próximos quatro anos, o cenário e ainda mais otimista, pois a previsão de faturamento em 2024 é de R$ 205 bilhões, em 2025 de R$ 225 bilhões, em 2026 de R$ 248 bilhões e em 2027 chega aos R$ 273 bilhões.

Esse aumento no mercado de vendas on-line traz outro dado bem importante para aqueles que buscam entender o cenário atual, pois o mercado brasileiro possui uma particularidade: o consumidor utiliza o mobile em 55% de suas transações.

Grandes players

O mercado nacional vem sendo invadido por grandes players chineses que tendem a dominar as transações on-line, empresas como Shopee (ou Temu), TikTok Shop e Shein hoje conseguem entender como funcionam os três principais pilares do e-commerce: produto, preço e experiência

A China é a maior fornecedora de produtos consumidos no Brasil, que vem a ser um mercado totalmente sensível a preço, assim como o mercado chinês.

Segundo Yan Di., que pouco tempo atrás era um dos principais executivos de operações da gigante Alibaba no Brasil, que também passou por empresas como; Huawei e pela Baidu (o Google chinês), a invasão chinesa tende a assustar os principais players do mercado nacional

Redes sociais

Pesquisa realizada pela All INN, em parceria com a Opinion Box, apresenta dados sobre o engajamento das pessoas eu buscam produtos e serviços nas redes sociais:

– 87% dos consumidores já fazem suas compras online;

– 75% utilizam as redes sociais para busca de produtos;

– 74% dos consumidores costumam utilizar o Instagram, o Facebook e outras redes sociais para fazerem suas compras.

A tendência para 2023 é que haja uma ampliação do uso dos respectivos aplicativos de mensagens para efetuar as transações, tendo WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram e Instagram Direct como opções consolidadas que continuarão em pleno crescimento de utilização por milhões de pessoas pelo mundo.

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Victor Adriano Tavares

Victor Adriano Tavares

Possui graduação em Administração, Especialização em Logística, Docência do Ensino Superior, Gestão de Equipes, Gestão e auditoria ambiental e Gestão escolar e Coordenação Pedagógica. Professor Universitário (Administração e Logística), proprietário da Vs2l Transportes e Analista da Educação Profissional – Firjan/SENAI – Departamento Regional do Rio de Janeiro.

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