VW Caminhões e Ônibus inicia testes com caminhão movido a biometano

21/11/2024

A Volkswagen Caminhões e Ônibus exibe novas soluções sustentáveis no Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas – Fenatran em São Paulo (SP). Entre os destaques apresentados pela montadora está o Constellation 26.280 modelo movido a biometano, com a maior capacidade de armazenamento em seu segmento de aplicação, motorização mais potente e potencial para redução de 90% das emissões de CO2e. Os primeiros testes em operação real do veículo serão realizados por clientes a partir de 2025.

Projetado de acordo com as necessidades das empresas do setor de coleta de resíduos sólidos, o protótipo traz configurações características da família vocacional Compactor. Alta tecnologia, desempenho elevado e atendimento às mais pesadas exigências operacionais, diferenciais já conhecidos pelos clientes, aliam-se à nova alternativa de combustível para os caminhões. O veículo é equipado com tanques de aço carbono que somam 240 metros cúbicos (960 litros) de capacidade de armazenamento, a maior do seu segmento, permitindo a cobertura de longas distâncias sem a necessidade de reabastecimento frequente, com uma autonomia de até 300 quilômetros.

Comprometida com as pautas ESG e atenta às necessidades do mercado, a VWCO investiu na utilização do biometano, combustível que impacta de forma positiva e significativamente nas emissões de gases do efeito estufa, reduzindo em até 90% as emissões de CO2e no ciclo poço à roda. Em uma operação típica em que o veículo percorre de 50.000 a 70.000 quilômetros ao ano, este valor equivale à redução de 150 toneladas de CO2e emitidas ao ano. Além disso, trata-se de um combustível renovável, ou seja, sua produção pode ser contínua, desde que haja uma fonte constante de matéria orgânica.

Portanto, do ponto de vista econômico, o Constellation 26.280 Biometano também contribui para um cenário especialmente interessante. A economia com combustível gerada pela produção própria de biometano possibilita um custo operacional baixo. Esse modelo traz transmissão totalmente automática e motor ciclo Otto de 280 cv de potência e 1.100 Nm de torque, similares à versão diesel.

Combinadas, as configurações oferecem ao condutor maior capacidade de arranque, aceleração mais rápida, melhor tração e direção mais confortável e controlada. Afinal, a coleta de resíduos exige um veículo potente para superar obstáculos e garantir a eficiência nas rotas.

O motor traz também redução significativa nos níveis de ruído. Os materiais isolantes e sistema de exaustão eficientes contribuem para um ambiente de trabalho mais silencioso para os coletores e para o menor impacto sonoro nas cidades, possibilitando operações noturnas nos centros urbanos. Graças à sua arquitetura simples e robusta, com sistema de pós-tratamento dos gases de escape com catalisador de três vias, este modelo de motor oferece ainda baixa manutenção e alta durabilidade.

Conforto e tecnologia para todas as operações

Mantendo o padrão de tecnologia dos caminhões VW, o Constellation 26.280 Biometano conta com freio retarder, sistema inteligente que garante ainda mais segurança, controle e eficiência às operações, possibilitando a otimização do custo total de operação e aumento significativo da vida útil dos componentes. Além disso, o veículo é equipado com controle de estabilidade e assistente automático de partida em rampa, itens que proporcionam ainda mais confiabilidade às operações. O projeto estreia novo sistema de direção, suspensões modulares e eixos.

Compartilhe:
Veja também em Caminhões
Grupo SADA inicia descarbonização de frota com a transformação de caminhões para o uso de gás natural veicular
Mercedes-Benz lança Linha Accelo com novo design e ingressa no segmento de caminhões médios com 11 toneladas de PBT
Scania lança seu primeiro caminhão elétrico no Brasil
Novo Constellation 20.480 supera em potência
Foton inicia vendas do caminhão semileve Aumark S 315 MT no Brasil
VWCO apresenta novo modelo vocacional para construção civil

As mais lidas

Nada encontrado