A Volvo Caminhões apresentou a nova linha Volvo FH 2026, que chega ao mercado com a introdução do I-Torque, tecnologia que aprimora o desempenho e aumenta a economia de combustível. O sistema é uma evolução da Aceleração Inteligente da marca e utiliza inteligência artificial (IA) para otimizar o torque do motor em tempo real, ajustando automaticamente a força do caminhão de acordo com as condições da estrada.
Segundo Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões, “com o refinamento da IA, a performance de nossos caminhões vai ficando cada vez mais aprimorada. Na linha 2026, nossa engenharia conseguiu extrair ainda mais força dos veículos em momentos críticos, como em subidas e ultrapassagens. Mas, mesmo assim, reduzimos o consumo de combustível”.

I-Torque: tecnologia de força e eficiência
Batizada de I-Torque, a novidade atua continuamente ao longo da viagem, entregando torque de forma inteligente. O sistema avalia a posição do pedal do acelerador, a topografia da estrada, o peso transportado e a velocidade do veículo, ajustando os níveis ideais de potência para cada situação. “A IA monitora posição do pedal do acelerador, topografia da estrada, peso transportado e velocidade do veículo. Com estas informações, mantemos o torque em níveis ideais, promovendo uma condução econômica e um transporte mais eficiente”, explica Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.
A tecnologia está disponível nas versões de motores 420, 460, 500 e 540 cv, oferecendo desempenho aprimorado em trajetos planos e montanhosos.
Desempenho aprimorado e redução no consumo
Com o I-Torque, o motorista tem mais facilidade para conduzir o caminhão, independentemente do seu nível de experiência. “Numa subida, por exemplo, essa novidade traz força máxima para manter a velocidade, segurar marcha alta e vencer o trecho o mais rápido possível. E tudo acontece automaticamente, sem o motorista ter que apertar alguma tecla ou monitorar o painel. É simples. Basta acelerar buscando a velocidade desejada”, afirma Júlio Lodetti, engenheiro de vendas da Volvo.
De acordo com a fabricante, a tecnologia pode proporcionar redução de até 3% no consumo de combustível, especialmente em operações com composições mais pesadas e em terrenos desafiadores. Nos últimos anos, a Volvo tem investido em soluções que aumentam a eficiência energética. “Na última década, reduzimos o consumo em mais de 15%, dependendo do tipo de operação e configuração de veículo. O I-Torque é mais um passo nessa direção, equilibrando a forma de condução sempre para o nível dos melhores motoristas”, completa Valério.
Mais avanços na linha Volvo FH 2026
Além do I-Torque, a linha Volvo FH 2026 traz melhorias em ergonomia e dirigibilidade. Os comandos na coluna de direção foram simplificados: agora há apenas duas alavancas, que reúnem funções como setas, piloto automático e freio motor.
A transmissão I-Shift também recebeu aprimoramentos. As engrenagens passaram a ser polidas, garantindo mais suavidade nas trocas e maior durabilidade do conjunto.
Outro destaque é a evolução do sistema I-See, que utiliza conectividade avançada e inteligência artificial para selecionar as melhores marchas. A nova versão tem tolerância de 10 km/h a mais para manter as marchas, o que contribui ainda mais para a economia de combustível e a eficiência do transporte.









