Transporte hidroviário é alternativa eficiente e sustentável às rodovias, afirma advogada marítima

03/10/2024

A Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação (SNHN) pretende investir em pesquisas para o desenvolvimento do modal no Brasil, como foi divulgado na última quinta-feira (26). O órgão, inclusive, já encaminhou um pedido de recursos ao Projeto de Lei Orçamentária Anual da União para o ano que vem.

A advogada marítima Cristina Wadner, do escritório Cristina Wadner Advogados Associados, cita as maiores dificuldades no cenário atual do transporte hidroviário: “Sem dúvida, os maiores entraves para o desenvolvimento desse modal no país são infraestrutura e a falta de investimento. Se essas pesquisas forem realizadas, será um passo importante. Há tempos se fala no desenvolvimento das hidrovias, que são uma alternativa mais sustentável ao transporte rodoviário”, explica a advogada.

Atualmente, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) trabalha em alguns projetos de concessão de hidrovias, como Uruguai-Brasil (Lagoa Mirim), Barra Norte, Paraguai e Madeira (na região entre Rondônia e Amazonas). Este último está mais avançado – em setembro, a agência publicou os documentos de concessão do Rio Madeira. A empresa que assumir a concessão terá que investir R$ 109 milhões para realizar melhorias na navegabilidade.

De acordo com a ANTAQ, com a concessão, será possível evitar o desabastecimento de combustíveis e reduzir a quase zero o risco da falta de produtos em Rondônia, já que a hidrovia do Rio Madeira é responsável pelo transporte de insumos para o estado.

O uso de hidrovias é uma das estratégias para desafogar o transporte rodoviário, que, internamente, é predominante no nosso país. Além de ser o modal hidroviário mais eficiente logisticamente, também é mais sustentável – cerca de 5 vezes menos poluente que o transporte rodoviário. Vejo o investimento nele como uma excelente estratégia para auxiliar na descarbonização de combustíveis, um dos temas mais discutidos nos debates sobre a questão climática”, finaliza Wadner.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg