Transportadoras enfrentam desafios fiscais e tributários

Desafios não faltam para as empresas que atuam em território brasileiro. No caso das transportadoras, um dos mais expressivos tem relação com a tributação. “A complexidade tributária no país e a necessidade de conformidade fiscal afetam diretamente os custos operacionais e a competitividade das empresas do setor”, afirma Silvinei Toffanin, sócio e diretor da Direto Group – empresa de wealth management com quase 30 anos de mercado, com forte atuação no setor logístico.

De acordo com Toffanin, as empresas especializadas em transporte de cargas e mercadorias são afetadas, normalmente, por tributos como ICMS, ISS, IRPJ, CSLL, PIS/PASEP e Cofind, além do INSS. Uma gestão tributária eficiente é fundamental para que companhias desse setor possam garantir sua saúde financeira. Dessa maneira, evita-se o pagamento excessivo de impostos, multas ou geração de dificuldades para o fluxo de caixa.

O especialista orienta para a escolha adequada do regime tributário. “Esse é um ponto estratégico, que deve ser definido levando em consideração o faturamento, a margem de lucro e a operação da empresa”, explica. Como a escolha do melhor regime tributário depende de uma série de variáveis, somente um contador experiente, que conheça bem o segmento, pode ajudar a avaliar os benefícios e os riscos que cada regime pode trazer para o negócio. “O mesmo vale, por exemplo, no caso da avaliação das isenções fiscais possíveis”, complementa Toffanin.

Na visão do sócio e diretor da Direto Group, as transportadoras exigem uma contabilidade eficiente, que seja ágil e consiga atender às suas necessidades de forma rápida e personalizada, especialmente em questões fiscais e tributárias. “A contabilidade deve ser proativa e garantir conformidade fiscal sem atrasos”, finaliza.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Economia
caminhão vagas
Envelhecimento da frota e escassez de caminhoneiros elevam custos do frete e pressionam inflação
Logística inteligente proporciona previsibilidade e controle de custos em cenário de desaceleração econômica
Segundo CNT, setor de transporte registra inflação abaixo do indicador geral em 2024, mesmo com aumento de preços de combustíveis e pedágio
ICMS: Confira quais estados alteraram suas alíquotas internas para 2025
Com R$ 125 milhões, BNDES financia expansão produtiva da J. Macêdo em Londrina
Confira 6 impactos da reforma tributária para a logística, segundo VP da Abralog

As mais lidas

01

ABRADIMEX responde por 75% da distribuição de medicamentos de alto custo

02

Arrendamento do Porto de Itajaí avança com aprovação final dos estudos
Arrendamento do Porto de Itajaí avança com aprovação final dos estudos

03

Grupo Hindiana e Neogrid
Grupo Hindiana avança na aquisição da Neogrid