SUPRG passa a administrar sistema hidroportuário gaúcho

19/04/2017

A Superintendência do Porto do Rio Grande a partir desta segunda-feira, 17 de abril, passa a ser a administradora do sistema hidroportuário gaúcho, acumulando as funções da extinta Superintendência de Portos e Hidrovias. As duas autarquias dividiam-se nas atribuições desde 1996. O novo sistema relembra o mecanismo adotado no passado com o Departamento Estadual de Portos, Rios e Canais (Deprc).

A extinção da Superintendência de Portos e Hidrovias foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul no final do ano passado e publicada como a lei n° 14.983, no dia 17 de janeiro deste ano.

Foram 90 dias de transição entre os dois órgãos, tempo utilizado para que a SUPRG pudesse ter todas as informações do andamento dos projetos, contratos e atividades da SPH.

A partir de agora, a sede administrativa da autarquia será em Rio Grande, sendo essa a principal diferença do Deprc, que tinha sua direção principal em Porto Alegre. A SUPRG segue sendo uma autarquia pública que funciona como autoridade portuária, subordinada a pasta da Secretaria dos Transportes do governo gaúcho.

Cabia a SPH a administração dos portos de Pelotas, Porto Alegre, Cachoeira, Triunfo e Estrela, além de toda a malha hidroviária que possui quase que 800 km de extensão. O texto completo da lei com as especificidades das mudanças estão disponíveis no site da Assembleia Legislativa. O diretor-superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco, passará os primeiros dias da nova autarquia em Porto Alegre, acompanhando junto aos servidores as principais mudanças de atribuições.

Histórico do Deprc

O Departamento Estadual de Portos, Rios e Canais foi criado pela lei 1.561, de 1° de outubro de 1951, e funcionou efetivamente até 1996 quando foi desmembrado dele o Porto do Rio Grande, criando-se assim a SUPRG. Seu nome só foi extinto em 1998 quando foi alterado para Superintendência de Portos e Hidrovias.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Insights Logweb – O movimento da semana de 24 a 28 de agosto
Insights Logweb – O movimento da semana de 24 a 28 de agosto
GWM realiza primeiro transporte de carga com caminhão a hidrogênio da América Latina
GWM realiza primeiro transporte de carga com caminhão a hidrogênio da América Latina
Importações brasileiras devem crescer 5% antes da Black Friday e do Natal, aponta Grupo Allog
Importações brasileiras devem crescer 5% antes da Black Friday e do Natal, aponta Grupo Allog
Infor cria cargo de diretor de IA e Soluções Estratégicas para ampliar produtividade e resultados
Infor cria cargo de diretor de IA e Soluções Estratégicas para ampliar produtividade e resultados
Mulheres motoristas: LOTS Group e SEST SENAT abrem nova turma em São Paulo
Mulheres motoristas: LOTS Group e SEST SENAT abrem nova turma em São Paulo
Log-In Logística Integrada investe em modernização da frota e reforça estratégia de eficiência energética na cabotagem
Log-In investe em modernização da frota e reforça estratégia de eficiência energética na cabotagem

As mais lidas

01

Insights Logweb - O movimento da semana de 17 a 21 de agosto
Insights Logweb – O movimento da semana de 17 a 21 de agosto

02

Pedágios free flow: CNH do Brasil passa a avisar motoristas sobre cobranças
Pedágios free flow: CNH do Brasil passa a avisar motoristas sobre cobranças

03

Promovido pela Logcomex, Comex Tech Forum 2026 reúne lideranças para debater IA no comércio exterior
Comex Tech Forum 2026, promovido pela Logcomex, reunirá lideranças para debater avanço da IA no comércio exterior