Siscoserv passa a controlar serviços de comércio exterior

02/09/2012

A partir do mês de agosto, empresas que compram ou vendem serviços para fora do Brasil deverão cadastrar suas operações em mais um sistema do Governo Federal. Trata-se do Siscoserv (Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços), que, inicialmente, será implementado nos setores de remessa, postagem, manutenção, reparação, instalação e construção civil.

O foco do sistema é consolidar uma base de dados para as políticas públicas no setor de serviços e reduzir a sonegação, uma vez que este segmento apresenta déficit nas contas externas do País, enquanto o comércio de bens gera superávit. Como o sistema não é licenciatório, mesmo entrando em vigência em agosto, as empresas ainda têm 90 dias para registrar as informações, porém, caso não façam, incidirá em multa.

Para atender a esta nova demanda da Legislação, a Sonda IT, integradora que provê soluções de Tecnologia da Informação de ponta a ponta, abrangendo Plataformas, Aplicativos e Serviços de TI, habilitou a obrigatoriedade em seu aplicativo, o pw.CE, sistema que auxilia as empresas nas atividades de comércio exterior e automatiza processos de importação, exportação, câmbio e drawback. Entre as suas principais funcionalidades estão: a emissão de documentos online, o controle efetivo dos processos de exportação e a integração completa com os sistemas governamentais.

O diferencial da Sonda IT é ter um componente oficial de comércio exterior do SAP e ser homologada pela desenvolvedora de software alemã com o selo “Powered by NetWeaver”. O aplicativo faz com que a comunicação de dados entre as empresas e o Siscoserv, assim como os demais sistemas do Governo, seja direta, sem a necessidade de um sistema intermediário para efetuar a transferência das informações.

“Diferentemente das outras ofertas de mercado, que têm somente a interface homologada pela SAP, o pw.CE da Sonda IT garante a troca de dados exclusiva entre o SAP e o Siscoserv. Este sistema mitiga erros, eliminando processos desnecessários e a utilização de mais um sistema para compor a operação”, pontua Alexandre Gera, coordenador funcional da Divisão de Aplicativos da Sonda IT.
 

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
UpFlux aponta compras corporativas como grande oportunidade para gerar retorno financeiro com IA
Manaus sediará encontro nacional sobre descarbonização portuária em novembro
FedEx abre vagas para Operador de Serviço Logístico em Serra (ES), Cajamar (SP) e Extrema (MG)
Brasil deve ultrapassar R$ 108 bilhões em investimentos em hidrogênio verde até 2029
Avanço dos carros elétricos amplia pressão por minerais essenciais à produção de alimentos
Gestão de Fretes: Ciência e Resiliência — O novo e-book de Adriana Bueno

As mais lidas

01

Avanço dos carros elétricos amplia pressão por minerais essenciais à produção de alimentos

02

Brasil deve ultrapassar R$ 108 bilhões em investimentos em hidrogênio verde até 2029

03

Manaus sediará encontro nacional sobre descarbonização portuária em novembro