Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Sem cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Sem cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Sem cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Sem cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Sem cookies para exibir.

Shell e Hapag-Lloyd colaboram na descarbonização do combustível marinho

14/03/2023

A Shell Western LNG B.V (Shell) e a Hapag-Lloyd anunciaram na semana passada a assinatura de um acordo plurianual para o fornecimento de gás natural liquefeito (GNL) aos navios porta-contentores ultra-grandes da Hapag-Lloyd de duplo combustível de 23.500+ unidades equivalentes a seis metros (TEU). É esperado que o abastecimento destes doze novos navios tenha início durante a segunda metade de 2023 e o GNL será fornecido no porto de Roterdam, na Holanda. Os navios modernos serão colocados nas rotas Europa – Extremo Oriente e farão escala nos principais portos, incluindo Roterdam, Hamburgo, Singapura, e Xangai.

O uso de GNL permite com que a Hapag-Lloyd imediatamente reduza o impacto de CO2 desses navios em quase 23%, em comparação com os combustíveis convencionais. Além disso, o uso de GNL contribui para a redução quase completa da emissão de partículas. Esse é mais um passo importante para que a Hapag-Lloyd reduza emissões e descarbonize sua frota, alinhada com seu objetivo de atingir a neutralidade de carbono até 2045.

A Shell está explorando a viabilidade e investindo em uma grande variedade de combustíveis, tecnologias e soluções que ajudarão a descarbonizar a navegação. Isto inclui a utilização de GNL, onde, através de uma extensa rede de 15 locais de abastecimento de gás natural liquefeito em 10 países ao redor do mundo, a Shell já alcançou mais de 1.000 operações de abastecimento seguras para cada navio aos seus clientes marítimos.

Em conjunto com o acordo de abastecimento de GNL, a Shell e a Hapag-Lloyd adentraram um acordo estratégico de colaboração com o intuito de acelerar a descarbonização progressiva de combustíveis marítimos alternativos. O foco inicial será direcionado para o desenvolvimento do potencial de soluções adicionais de combustíveis com baixo teor de carbono, incluindo biometano liquefeito e e-metanol. Como combustível marítimo, o biometano liquefeito tem o potencial de reduzir as emissões de gases do efeito estufa de 65% a 100% (3).

“Nós estamos muito felizes de nos juntar a Hapag-Lloyd nessa importante iniciativa. A descarbonização do transporte precisa acelerar, e o como o GNL é o combustível com o mais baixo teor de carbono disponível em larga escala hoje em dia, configura parte essencial da transição para combustíveis marítimos de baixo carbono. Enquanto olhamos para o futuro, estamos comprometidos em continuar trabalhando com líderes de companhias de transporte, como a Hapag-Lloyd, para estabelecer caminhos possíveis para a neutralidade de carbono”, disse Tahir Faruqui, Diretor-Geral, Chefe de GNL Downstream da Shell.

“Nós temos o prazer de compartilhar a execução desse acordo de longo prazo de abastecimento. A Hapag-Lloyd finalizou um contrato com a Shell, o qual assegura abastecimento flexível de GNL em termos competitivos. Além disso, estamos animados com nosso acordo com a Shell para explorar futuras oportunidades de descarbonização, uma vez que isso permite com que empresas realizem mudanças com grande impacto na indústria. Colaborações como essa são cruciais para nos ajudar a concretizar nossa estratégia de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, melhorar as emissões no transporte marítimo. Por fim, isso permite com que os nossos clientes também diminuam suas pegadas de carbono”, resumiu Jan Christensen, Diretor Global de Compra de Combustíveis na Hapag-Lloyd.

Este anúncio apoia a colaboração de longa data da Shell e da Hapag-Lloyd, que nos últimos anos incluiu o abastecimento de GNL do “Brussels Express”, o primeiro grande navio porta-contentores do mundo que foi convertido em propulsão a gás.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Águia Sistemas anuncia investimentos estratégicos para 2025
Brasil bate recorde de vendas e importações de carros elétricos
Seis em cada dez profissionais de logística mantêm seu salário estável, revela pesquisa da Michael Page

As mais lidas

Nada encontrado