Rogério Scheffer fala dos destaques de sua empresa, a Águia Sistemas: crescimento, investimentos e inovações

22/11/2024

A Águia Sistemas é considerada líder brasileira em estruturas de armazenagem e automação para intralogística, destacando-se por suas soluções de alta tecnologia. Com mais de 50 anos de atuação e previsão de faturamento de R$ 600 milhões para 2024, a empresa continua crescendo em setores estratégicos, como o farmacêutico, varejo e e-commerce.

A empresa investe em automação de ponta, incluindo robôs móveis autônomos (AMRs) e veículos guiados automaticamente (AGVs), além de processos inteligentes de picking & packing para maximizar a eficiência logística.

Nesta entrevista exclusiva para a revista Logweb, o CEO da empresa Rogério Scheffer fala de tudo isto, e também sobre as tendências para a intralogística. Acompanhe.

A Águia Sistemas vem se destacando pela inovação em intralogística. Quais foram os principais avanços tecnológicos implementados pela empresa nos últimos anos, e como eles impactaram o mercado de armazenamento e logística?

Considerando a evolução obtida tanto nas Estruturas de Armazenagem quanto na Automação da movimentação de produtos, podemos destacar a reengenharia promovida nos componentes estruturais em parceria com a UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), com expressivo aumento da performance de desempenho estrutural, produtivo e de segurança. Em paralelo, um intenso programa de investimento em recursos produtivos com ganhos de precisão e produtividade, com processos de estampagem, perfilação, corte contínuos e solda robotizada. Temos uma linha de pintura com os melhores equipamentos a nível mundial, preparada para utilização de nanopartículas na preparação do substrato para recebimento da tinta, com redução expressiva de efluentes e aumento de qualidade, além de produtividade. Também temos o desenvolvimento de produtos em alinhamento com as demandas para infraestrutura de e-commerce, valendo-se de intensa pesquisa em várias partes do mundo, buscando as melhores práticas do ramo.

Tratando-se de Automação, seguimos o projeto de padronização da linha de produtos fabricados internamente e agregação de tecnologias complementares com diversos parceiros. Dessa forma, podemos atender os mais altos níveis de requisitos tecnológicos e de performance dos sistemas de preparação, separação e Fulfillment e dos centros de distribuição. Além disso, a utilização sistêmica de Simulação e Emulação nos projetos complexos tem possibilitado antever problemas ou gargalos nos processos da forma mais realista possível. Por fim, o aprimoramento do nosso WCS ao moldar funcionalidades e consolidar a interface com os mais populares e completos WMS’s do mercado.

A empresa tem investido em tecnologias como AMRs, AGVs, sistemas de controle de armazém (WCS), RFID. Poderia detalhar como cada uma dessas soluções contribui para aumentar a precisão e a eficiência dos processos logísticos dos clientes?

Nosso foco tem sido no WCS, com complementação de funcionalidades para atender os requisitos mais sofisticados e a total interface com os mais diversos e completos WMS’s do mercado. No quesito RFID, nós entregamos soluções que usam a tecnologia no rastreio dos materiais. 

A Águia tem formado parcerias com empresas internacionais que trabalham com soluções mais simplificadas para “dores” já conhecidas. Como sistema de Sorter, usando AMR no direcionamento dos pacotes, sistemas mais simplificados similares a Miniloads, que não necessitam de um investimento tão robusto em infraestrutura.

WCS (Warehouse Control System): Esse sistema controla e coordena as operações no armazém, integrando AMRs, AGVs e outras tecnologias de forma centralizada. Ele otimiza o fluxo de trabalho e ajuda a distribuir tarefas de acordo com a demanda e a disponibilidade dos recursos, evitando gargalos.

RFID: A tecnologia de RFID permite a rastreabilidade dos itens em tempo real, simplificando a gestão de inventário e facilitando a localização dos produtos. A precisão na leitura de dados ajuda a reduzir erros de inventário e garante que o cliente tenha informações atualizadas sobre o estoque.

O setor de intralogística tem se adaptado rapidamente às demandas do e-commerce e do varejo digital. Como a Águia Sistemas está posicionada para atender essas novas demandas e quais tecnologias são mais essenciais para o atendimento eficaz?

No que se refere a Estruturas de Armazenagem, um intenso trabalho de reengenharia dos produtos foi concluído e complementado com muitos investimentos em recursos produtivos, com o intuito de atender as demandas e exigências específicas do e-commerce. No que se refere à Automação, um trabalho de parcerias tem sido feito com empresas já consolidadas para novas tecnologias, além de manter o time atualizado com as novas tendências e necessidades que vêm aparecendo.

O uso do “aço verde” com certificação XCarb© posiciona a Águia Sistemas como uma empresa ambientalmente responsável. Quais foram as motivações para adotar essa prática, e como a sustentabilidade está incorporada ao planejamento estratégico da empresa?

A Águia Sistemas reconhece a importância da responsabilidade ambiental no cenário atual e incorporou a sustentabilidade ao seu planejamento estratégico para contribuir ativamente com o meio ambiente. O uso do aço verde certificado pelo XCarb©, que possui o uso de carbono reduzido, é uma parte importante entre as ações possíveis de se implementar, assim como inúmeras outras ações que, somadas, podem realmente ter um efeito positivo na preservação e conservação do meio ambiente.

Hoje, temos nossa energia certificada pela origem renovável, utilizamos madeira reflorestada para embalagens, temos programa de reciclagem de embalagens em obras onde o volume permite, utilização de lubrificantes a base de água, pintura em pó com tinta sem metais pesados e uma linha de tratamento de superfície preparada para utilização de nanopartículas.

Com a previsão de faturamento de R$ 600 milhões para 2024, quais são as principais metas de crescimento para o próximo ano? Quais setores a Águia Sistemas considera prioritários para expansão, e que forma pretende consolidar sua presença?

Aumentamos nossa capacidade produtiva e, também, nossa participação em mercados estratégicos que efetivamente valorizam qualidade, segurança e tecnologia. Temos, hoje, joint ventures (Kyowa – Japão; Industrial Software – Bulgaria; Insight Automation – USA) e parcerias importantes para possibilitar a integração de sistemas de Armazenagem, Movimentação e Automação de toda infraestrutura de intralogística. Acreditamos na importância dessa infraestrutura para diversos mercados, como e-commerce, varejo, farmacêutico e cosmético, especificamente.

No setor farmacêutico, a Águia Sistemas atende clientes de grande porte, como Farmácias São João, Eurofarma e Ultra Farma. Quais são os benefícios específicos que as soluções de automação da empresa oferecem para melhorar o fluxo de produtos e reduzir rupturas na cadeia de suprimentos, especialmente em um setor tão sensível a prazos e disponibilidade de produtos?

No setor farmacêutico, desde a concepção do conceito de simulação e emulação, dimensionamento, especificações, layout, produção de grande parte dos sistemas de armazenagem e movimentação, são pensados nos mínimos detalhes. Além da integração total com outras tecnologias complementares e da interface do nosso WCS ao WMS do cliente. Também temos o compromisso com a performance definida em projeto e assistência técnica 24h, todos os dias da semana.

Quais foram os principais desafios enfrentados pela Águia Sistemas ao implementar soluções de automação no setor farmacêutico, e como a empresa superou essas barreiras para atender às demandas específicas desse mercado?

Especificamente falando de Automação, começamos nossa atividade em 2003 com uma joint venture, que durou 5 anos, com a Knapp, que tinha um expertise e foco neste setor. De lá para cá, fizemos algumas outra JV’s estratégicas, parcerias, buscamos conhecimento em feiras e, finalmente, fizemos muitas visitas em vários sites pelo mundo. Ocorre que as demandas, processos e tecnologias estão sempre em movimento e, portanto, temos necessidade de um processo de aprendizado contínuo. Temos convicção de nossa competência, mas buscamos boas parcerias para poder oferecer as melhores soluções em termos de performance e custos.

Com a evolução da tecnologia e as expectativas crescentes dos consumidores por agilidade e precisão, quais tendências a Águia Sistemas identifica para o futuro da intralogística, e como a empresa planeja se posicionar para atender a essas novas demandas?

Identificamos que o futuro da intralogística está em atender rapidamente e de forma eficaz e eficiente as demandas do mercado, envolvendo a concepção de sistemas integrando Sistemas de Armazenagem com um fluxo eficiente de movimentação e de forma automatizada. Toda essa integração está e estará sofrendo forte influência da IA e IoT. Essas tecnologias já permitem o monitoramento em tempo real, análise de dados em escala e rapidez impressionantes, possibilitando o ajuste automático dos processos para otimizar a eficiência on time. A Águia Sistemas está investindo para se posicionar como a mais confiável e viável opção de integrador de Sistemas de Armazenagem, Movimentação e Automação para intralogística, desenvolvendo soluções que oferecem flexibilidade e personalização, permitindo que nossos clientes mantenham uma operação ágil e que atendam com excelência as expectativas crescentes dos consumidores por rapidez e precisão.

Compartilhe:
Veja também em Entrevista
Edson Carillo, presidente do CSCMP Roundtable Brasil, fala sobre a retomada do Capítulo Brasileiro do Council of Supply Chain Management Professionals
Marcio Siqueira fala dos projetos e desafios da Log CP, uma das líderes do setor de condomínios logísticos
Eric Hemar, CEO do ID Logistics Group, fala das tendências e das mudanças globais na logística
Roberto Pandolfo, da Log-In, analisa o setor de logístico e destaca a importância das operações multimodais
Ana Paula Barros fala sobre como fez, junto com o sócio, a Mac Logistic ter projeção no mercado internacional
Rodrigo Casado, CEO da Movecta (antiga Localfrio), fala sobre os investimentos em tecnologia e as melhorias realizadas

As mais lidas

Nada encontrado