Novo Actros promete consumo até 12% menor

20/09/2019

Imagine um sistema inteligente que conhece as principais rotas de transporte do Brasil tanto em localização como em topografia. E que faz o caminhão atuar de acordo com essas informações. Essa é uma das principais novidades do Novo Actros, que a Mercedes-Benz apresentou aos jornalistas brasileiros na manhã desta quinta-feira (19) em seu Campo de Prova de Iracemápolis, em São Paulo. É o piloto automático preditivo.

“O motorista entra no caminhão, aciona o piloto e vai embora. O próprio caminhão vai frear, acelerar, aproveitar a inércia”, explica o vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da montadora, Roberto Leoncini. “Com o piloto preditivo, o motorista médio vai conseguir chegar aos níveis desejados de economia”, complementa.

Junto com outras novidades, o caminhão promete oferecer uma redução de até 12% no consumo de combustível, segundo a Mercedes-Benz. “No 2.480, estamos com um motor 460 modificado. A gente modificou turbina, trocou a caixa de câmbio e o eixo traseiro. São mudanças que ajudam na economia”, explica.

O ventilador, de acordo com o vice-presidente, desliga-se automaticamente em situações de alta demanda, evitando “roubar” potência do motor. A mesma coisa acontece com o alternador. “Além disso, as pessoas vão estranhar os defletores, que têm o dobro do tamanho dos da concorrência. Foi uma alteração da engenharia na aerodinâmica para gastar menos combustível.”

CONEXÃO

A montadora também apresentou o Mercedes-Benz UPtime, que visa conectar motorista, caminhão, rede concessionária e a Mercedes-Benz. “Temos um banco de dados, uma inteligência artificial que fica monitorando o caminhão em tempo real e olhando as situações em que podem ocorrer falhas”, explica Leoncini. O sistema se antecipa e entra em contato com o gestor da frota que, por sua vez, aciona o motorista. “A gente programa a parada do caminhão. Quando o veículo chegar à concessionária, já se sabe o que precisa ser feito e a peça que por ventura precisa ser trocada já estará separada”, conta.

A intenção da Mercedes-Benz, de acordo com o vice-presidente, é zerar as paradas não programadas dos caminhões. “Com isso queremos entregar mais disponibilidade aos nossos clientes.”

CABINA

Outra inovação do Novo Actros é a cabina, que foi desenvolvida especificamente para atender às características do mercado brasileiro. Ela amplia o espaço interno para o motorista e acompanhante, garantindo um melhor padrão de conforto, ergonomia e bem-estar a bordo. Outro destaque é a altura interna, que chega a 1,84 metro, facilitando a movimentação.

“Quando entrar na cabina do Novo Actros, o motorista vai se surpreender”, garante Leoncini. “Desenhamos uma nova cabina de caminhão totalmente diferente de tudo o que o mercado já viu, muito mais interativa e conectada.”

Além de mais espaço interno, a partir de 2020, o Novo Actros terá dois painéis digitais e tela touch screen para um deles, espelhamento de celular e recarga por indução.

Esses dois painéis interativos para caminhões são exclusividade da marca no País: um multimídia digital e um multifuncional touch screen. A maioria das funções pode ser controlada a partir dessas telas, refletindo a realidade do motorista conectado. Segundo a Mercedes-Benz, 90% dos motoristas brasileiros estão conectados via celular.

LINHA

A partir de 2020, a linha Actros será formada por três novos caminhões extrapesados rodoviários: os cavalos mecânicos 2045 4×2 (que marca a estreia do Actros na categoria 4×2), 2548 6×2 e 2648 6×4. Além desses modelos, o cliente terá também a opção do consagrado Actros 2651 6×4.

Com isso, a marca aumenta as opções de escolha para os clientes que operam no transporte de grãos, carga seca, cargas frigorificadas, combustíveis, produtos químicos, gases, porta-container e outras aplicações.

O motor Mercedes-Benz OM 460 do Actros ganhou novas faixas de potência: 450 e 480 cv. Juntando-se ao motor de 510 cv, o OM 460 assegura boa performance e baixa manutenção.

“A chegada do Novo Actros no Brasil em 2020 irá revolucionar o segmento de caminhões extrapesados. Estamos trazendo para os nossos clientes e ao mercado o caminhão mais inteligente, seguro, conectado e eficiente de todos os tempos”, destaca Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

MAIS NOVIDADES

A Mercedes-Benz deixou de revelar duas novidades do Novo Actros. Elas serão apresentadas somente na entrevista coletiva a ser realizada em São Paulo, dia 13 de outubro, na véspera da abertura da Fenatran.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo
Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo
Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade
Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade
Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes
Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes
Macroex entra no setor de ferrovias com exclusividade da Rail King no Brasil
Macroex entra no setor de ferrovias com exclusividade da Rail King no Brasil
DHL Express inaugura unidades no Rio de Janeiro para envios expressos
DHL Express inaugura unidades no Rio de Janeiro para envios expressos
O-I Glass inaugura centro de distribuição na Serra Gaúcha para atender produtores regionais de vinho e suco
O-I Glass inaugura centro de distribuição na Serra Gaúcha para atender produtores regionais de vinho e suco

As mais lidas

01

Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes
Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes

02

Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade
Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade

03

Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo
Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo