Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Reconhecimento 20 de junho de 2023

Motoristas de caminhão, tripulantes e familiares comemoram conquistas nos programas de segurança da Raízen em resort no Nordeste

Provas práticas das eliminatórias regionais da competição voltaram a ser realizadas em caminhões-tanque nesta safra

A Raízen celebrará motoristas, tripulações e transportadores parceiros que ajudam a promover a segurança nas estradas e hidrovias na final da 12ª edição do Rodeio de Caminhões e na 3ª edição do Timão de Ouro.

Neste ano, o evento acontecerá no Rio Grande do Norte, RN, entre os dias 22 e 25 de junho no Resort Vila Galé Touros, no município de Touros, localizado a pouco mais de 70 quilômetros da capital Natal. Na ocasião, a companhia reunirá os 50 melhores motoristas que prestam serviços no transporte de combustíveis e açúcar, além da tripulação vencedora da 3ª edição do Timão de Ouro, que também será premiada. “O evento celebra os profissionais e transportadores parceiros da Raízen e vai consagrar o respeito e dedicação deles às normas de segurança da companhia no transporte de combustíveis e açúcar pelo Brasil, seja pelas estradas ou pelos rios que cortam o País. É uma celebração dos profissionais que levam no peito as premissas do Zero Acidente, meta permanentemente perseguida pela companhia”, destaca o diretor de Logística da Raízen, Rafael Alvarez.

Os cinco melhores motoristas serão premiados com um carro zero quilômetro (1º lugar), uma moto 250 cilindradas para o vice-campeão; Home Theater para o terceiro colocado e smartphones para o quarto e quinto lugares.

Antes de chegar ao Rio Grande do Norte, a Raízen promoveu quatro eliminatórias regionais do Rodeio de Caminhões, que passaram por Curitiba (PR), Porto Ferreira (SP), Americana (SP) e Camaçari (BA). Cada eliminatória contribuiu para eleger os 50 motoristas que chegaram à final.

No Resort Vila Galé Touros, os motoristas farão novos testes em simulador que irão determinar os cinco vencedores. Antes disso, nas eliminatórias regionais, realizadas entre os meses de fevereiro e abril deste ano, eles conduziram caminhões-tanque nas provas práticas. “Foi a volta ao normal depois do período da pandemia”, frisa Alvarez.

O teste em simulador ganha uma força extra para os motoristas, já que cada um dos 50 finalistas poderá levar seus familiares para reforçar sua torcida.

A 12ª edição do Rodeio de Caminhões tem o patrocínio de Maxtrack, Carraro Seguros, R&G Response, Cosan Corretora, Randon, Shell Box, Apta, TSI, Grupo MedNet e Sest Senat.

Timão de Ouro

A competição, que premia as melhores práticas de segurança das tripulações e empresas de navegação parceiras da Raízen, teve mudanças na sua terceira edição. Antes dividida em duas categorias – V-Power e a Racing – neste ano a competição foi unificada em uma única categoria (V-Power), permitindo que as empresas competissem entre si. “Para o terceiro ano do programa, consideramos primeiramente a aderência à agenda de segurança da Raízen, os reportes de quase acidentes e a adesão à meta Zero Acidentes. Aquelas que cumpriram os requisitos se classificaram para a competição”, explica Alvarez.
Assim, entre 10 de maio e 1º de junho, as empresas de navegação participaram das eliminatórias regionais realizadas em Porto Velho, RR, Salvador, BA, e Miritituba, PA. Além de testes teóricos sobre normas e regulamentações de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA), as sete tripulações selecionadas participaram de provas práticas de atracação e de Encalhe e Simulado de Emergência (SOPEP).

A tripulação vencedora e suas famílias ganham a viagem para o resort, enquanto os tripulantes que compõem a tripulação vice-campeã receberão um tablet de última geração.

O Timão de Ouro tem como patrocinadores as empresas Rams Segurança em Válvulas, Engeboat Engenharia e Serviços Navais e TSI – Tecnologia Segurança e Inovações.

Gestão 360° e IQAs

A programação do evento também destaca os gestores de transportadoras e de empresas de navegação parceiras da Raízen, que serão premiados por sua operação e práticas de SSMA – o primeiro lugar, por exemplo, receberá um prêmio de R$ 5 mil.

Já o programa Melhores IQAs (Índice de Quase Acidente) tem o propósito de incentivar o reporte dos quase acidentes do transporte rodoviário, além de melhorar a qualidade das investigações, para agir de forma preventiva e evitar ocorrências. O motorista considerado com o melhor desempenho é eleito o “Melhor IQA” do ano-safra e é convidado para prestigiar a grande final junto à sua família.

intralog
Savoy
Enersys
Retrak
postal