A Mercedes-Benz do Brasil realizou um novo teste de longo percurso com o caminhão elétrico eActros 400, de primeira geração, indicado para operações interurbanas de cargas médias e pesadas. O veículo percorreu 476 km entre São Bernardo do Campo (SP) e São José dos Pinhais (PR), na região metropolitana de Curitiba, sem necessidade de recarga intermediária.
O modelo saiu da planta da empresa em São Bernardo do Campo e seguiu pela Rodovia Régis Bittencourt até o Posto Pelanda 27. Com velocidade média de 60 km/h, o caminhão chegou ao destino com 9% de bateria restante. Testado com PBT de 19.200 kg e carga líquida de 6.200 kg, registrou eficiência de 0,85 kWh/km.

Histórico de testes do eActros 400 no Brasil
Este não foi o primeiro teste de longa distância. Em maio, o Mercedes-Benz eActros 400 já havia percorrido 442 km entre São Bernardo do Campo e o Rio de Janeiro, também sem recarga intermediária. Na ocasião, a velocidade média foi de 63 km/h, com eficiência de 0,70 kWh/km e 30% de bateria restante ao final do trajeto.
Segundo Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, “o eActros chegou ao destino restando ainda 9% de bateria. Com velocidade média de 60 km/h, ele registrou uma média de eficiência de 0,85 kWh/km, o que reforça o veículo como o de maior autonomia entre os elétricos no País”.
Testes em clientes e eletromobilidade no Brasil
A Mercedes-Benz está conduzindo testes do eActros 300 e 400 e do caminhão leve conhecido como FUSO eCanter, em parceria com empresas brasileiras como Braspress Transportes Urgentes, Suzano, AGL, Marimex e Ypê. Os modelos são aplicados em operações reais de logística, transporte de celulose, produtos de consumo e serviços.
Ferrarez destacou que “essa é a nova era tecnológica e sustentável da Mercedes-Benz no Brasil. Como integrante do Grupo Daimler Truck AG, a nossa ambição é clara: contribuir para o transporte sustentável no mundo”.
A fabricante já tem experiência no Brasil com eletrificação em ônibus urbanos, como o modelo elétrico eO500U e, futuramente, o articulado eO500UA. A expertise agora é aplicada também ao setor de caminhões.
Tecnologia e desempenho do eActros
O eActros é oferecido em versões 300 e 400, equipadas com três ou quatro conjuntos de baterias, cada uma com capacidade instalada de 112 kWh. Dependendo do modelo, da aplicação e da carga, a autonomia varia entre 220 km e 400 km. O carregamento rápido pode ser concluído em até 1h15.
O trem de força conta com um eixo eletrificado de dois motores resfriados a líquido, que entregam potência contínua de 330 kW e máxima de 400 kW, com transmissão de duas marchas. O sistema de freio regenerativo reaproveita energia das frenagens, devolvendo-a às baterias.
Na cabina, o caminhão oferece painel LCD colorido, display multimídia sensível ao toque, MirrorCam, volante multifuncional e recursos de conectividade. Em segurança, o eActros incorpora tecnologias como ABA5 (assistente ativo de frenagem), SGA (ponto cego), ESP (controle de estabilidade) e Attention Assist (fadiga).
Aplicações no transporte interurbano
Projetado para cargas médias e pesadas, o caminhão elétrico eActros pode receber carroçarias como baú carga seca, refrigerado e porta-pallets. É indicado para o transporte de alimentos, bebidas, móveis, eletrodomésticos e operações de logística entre centros de distribuição, armazéns e fábricas, incluindo segmentos de e-commerce e varejo.









